Realidade indígena em Minas é o foco do Panorama
No Dia do Índio, programa da TV Assembleia fala sobre a luta pela posse da terra e contra o preconceito.
19/04/2018 - 11:53O censo populacional mais recente aponta que pelo menos 22 mil indígenas vivem hoje espalhados por todo o Estado de Minas Gerais, sendo cerca de sete mil apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O número pode ser ainda maior, segundo as especialistas entrevistadas no programa Panorama, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta quinta-feira (19/4/18), às 19h30. O preconceito que sofrem os povos indígenas faz com que muitos não se autodeclarem índios por medo e receio de represálias.
Veja todos os vídeos do Panorama
Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade
Estas e outras questões ligadas à valorização da cultura e à luta pela posse da terra foram debatidas pela educadora social e coordenadora regional do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Alda Maria Oliveira, e a historiadora e arqueóloga do Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (Cedefes), Alenice Baeta.
As duas convidadas do Panorama falaram também sobre a representação política dos indígenas, citando o fato de diversas lideranças indígenas já ocuparem cargos públicos nas cidades onde vivem, e a expectativa por um aumento de representatividade a partir das próximas eleições.
Reprises – O Panorama tem reprise à 1 hora e às 8h30 desta sexta-feira (20) e também está disponível no Portal da ALMG.