Comissão quer apurar ainda dificuldades impostas aos familiares durante as visitas - Arquivo ALMG

Denúncia de superlotação em presídio motiva audiência

Bicas 2 abrigaria atualmente cerca de 2.300 detentos. Condições de trabalho dos agentes também serão debatidas.

20/04/2018 - 11:37

Superlotação, más condições de trabalho e dificuldades impostas aos familiares de detentos em dias de visitas. Essas denúncias, que pesam sobre o Presídio de São Joaquim de Bicas 2, serão discutidas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 

A audiência da Comissão de Segurança Pública será realizada nesta terça-feira (24/4/18), às 10 horas, no Plenarinho IV, a requerimento de seu presidente, deputado Sargento Rodrigues (PTB). O presídio fica em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

De acordo com informações do gabinete de Sargento Rodrigues, o número de detentos em Bicas 2 se aproxima de 2.300. A unidade, inaugurada em 2009, foi projetada originalmente para 754 presos. Outras questões relativas aos presidiários, além das condições de trabalho dos agentes, serão discutidas na audiência.

A comissão dever abordar, ainda, problemas enfrentados pelos familiares nos dias de visitas, como a proibição do ingresso de comida na unidade. A Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade denuncia também a falta atendimentos médico e odontológico no presídio.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública deve enviar representante à audiência. Foram convidados, ainda, juízes de Varas de Execução Penal, Ministério Público e representações dos familiares de detentos e das entidades de classe dos agentes do sistema prisional.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.