O programa vai ao ar às 19 horas deste sábado (21).

Geração aborda política e ativismo cultural

Programa da TV Assembleia dá início, neste sábado (21), a série especial relacionada às eleições 2018.

19/04/2018 - 13:42

O Programa Geração, da TV Assembleia, dá início neste sábado (21/4/18), às 19 horas, a uma série especial relacionada às eleições 2018. A ideia é tratar de assuntos que preocupam a juventude e impactam seu dia a dia. Neste primeiro programa, serão abordados política e ativismo cultural.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade
Assista a outros vídeos do programa Geração

Como a cultura ajuda a garantir os direitos dos cidadãos? Qual o papel do jovem em suas comunidades? Para debater questões como essa, o Geração conversou com os ativistas culturais Kdu dos Anjos, fundador do Centro Cultural Lá da Favelinha; a grafiteira Criola, e a cantora e compositora Teffy Angel.

"Meu corpo é político", afirmou a grafiteira Tainá Lima, mais conhecida como Criola. Mineira de Belo Horizonte, Criola é formada em design de moda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e hoje vive do grafite. "A cultura surge como ativadora de processos emergentes na disputa por direitos civis, políticos, sociais, econômicos e ambientais", disse.

Para Kdu dos Anjos, "a ótica do ativista cultural não é do sucesso pessoal. Impõe-se o coletivismo e o solidarismo". Kdu conta que trabalha para dar autoestima à comunidade e para que a cidade possa conhecer a periferia. "A capital mineira abriga o segundo maior conjunto de aglomerados e favelas da América Latina – o Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. É lá que nasceu o Centro Cultural Lá da Favelinha, espaço que atua na transformação desse cenário", explica.

Na plateia, jovens da Escola Municipal Itamar Franco, de Belo Horizonte, junto com Rafael Morais, do Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas, falam sobre a falta de oportunidades culturais e sobre a busca por alternativas em ações como os rolezinhos.

Reprises - O programa Geração vai ao ar no sábado (21), às 19 horas, e será reprisado no domingo (22), às 12h30 e também na segunda-feira (23), às 13 horas.