De acordo com as instituições, a parceria contribui para fortalecer o ensino dos cursos de saúde da Unec e os atendimentos do Ipsemg.

Ipsemg e Centro Universitário de Caratinga firmam parceria

Presidente da ALMG foi o interlocutor da ação, que vai atender às demandas de saúde de servidores do Leste de Minas.

17/04/2018 - 16:27

Um apoio no atendimento à saúde da população do Leste de Minas Gerais. Assim foi celebrada a assinatura do credenciamento entre o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado  (Ipsemg) e o Centro Universitário de Caratinga (Unec).

A solenidade foi realizada nesta terça-feira (17/04/18), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento foi conduzido pelo presidente do parlamento mineiro, deputado Adalclever Lopes (PMDB), que foi o interlocutor entre o Ipsemg e a Unec para a efetivação da parceria.

Com o credenciamento, mais de 11 mil beneficiários do Ipsemg em Caratinga e região poderão utilizar os serviços do Centro de Assistência à Saúde (Casu) da Unec. O Casu é um hospital de média complexidade, com 68 leitos, e conta com estrutura de UTI adulto e neonatal, maternidade, pronto atendimento, leitos cirúrgicos e de internação. Entre as especialidades oferecidas estão cardiologia, pediatria e nefrologia.

Adalclever Lopes reforçou que o credenciamento é um momento histórico por se tratar de uma conquista para o Leste do Estado. O deputado Sávio Souza Cruz, também do PMDB, afirmou que a ampliação do atendimento do Ipsemg demonstra o empenho do Estado para continuar oferecendo serviço médico de qualidade a servidores públicos de outras regiões. Também participaram da solenidade os deputados Durval Ângelo (PT) e Iran Barbosa (PMDB).

Aprendizado - O reitor da Unec, Antônio Fonseca da Silva, mencionou as atuais dificuldades do sistema de saúde em Caratinga e região. De acordo com ele, muitos têm que ir até Governador Valadares ou a Ipatinga para buscar atendimento adequado. Com o credenciamento, os servidores vão poder ser tratados no próprio município.

Além disso, segundo Antônio Fonseca, haverá muito aprendizado por parte dos residentes do Casu e de seus professores orientadores.

Para o presidente do Ipsemg, Hugo Vocurca, a parceria fortalece o serviço da instituição e se configura como uma nova via de tratamento aos servidores da região.

A superintendente regional de ensino de Caratinga, Landislene Gomes Ferreira, pontuou que a assinatura do credenciamento está sendo celebrada pelos servidores públicos dos 24 municípios abrangidos por sua superintendência e ressaltou o papel de mediação da Assembleia de Minas no processo.