Os cursos se destinam a vereadores e servidores do Legislativo e Executivo - Arquivo ALMG

Escola oferece cursos sobre eleições e administração pública

Inscrições para atividades presencial e a distância, que acontecem entre abril e maio, começam nesta segunda (2).

02/04/2018 - 15:30

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (2/4/18), as inscrições para dois cursos oferecidos pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Geras (ALMG): Direito Eleitoral: Eleições 2018 e Controles na Administração Pública.

O primeiro, sobre direito eleitoral, é direcionado para vereadores e servidores dos Legislativos mineiros. Serão ofertadas três turmas, de abril a maio, na Escola do Legislativo (Avenida Olegário Maciel, 2.161, Bairro Lourdes, Belo Horizonte), cada uma com data de realização e período de inscrição específicos. A primeira começará no dia 19 de abril.

A atividade, que vai abordar conhecimentos básicos sobre as eleições de 2018, com enfoque na legislação existente, será ministrada pela advogada em direito público, Larissa de Moura Guerra Almeida.

Confira as datas de cada turma e o prazo para inscrição:

Turma

Data e horário das aulas

Período de inscrição

Turma 1

19 de abril, das 14 às 17 horas, e 20 de abril, das 8 às 11 horas

de 2 a 18 de abril

Turma 2

26 de abril, das 14 às 17 horas, e 27 de abril, das 8 às 11 horas

de 10 a 25 de abril

Turma 3

3 de maio, das 14 às 17 horas, e 4 de maio, das 8 às 11 horas

de 16 a 30 de abril

A inscrição deverá ser encaminhada para o e-mail escola.eventos@almg.gov.br, informando-se o nome da atividade e do participante, turma, endereço, CPF, telefone, e-mail e câmara municipal de origem.

Administração - Já o curso a distância sobre Controles da Administração Pública destina-se a vereadores, prefeitos e servidores dos Poderes Legislativo e Executivo municipais. A atividade será disponibilizada de 17 de abril a 21 de maio na plataforma de ensino a distância da ALMG.

Serão estudados os seguintes tópicos, em 25 horas de carga horária de curso:

  • Controles na administração pública;
  • Prestação de contas;
  • Controle interno;
  • Controle externo;
  • Controle social.

O objetivo é que o conteúdo auxilie os participantes no desempenho de suas atividades relacionadas a finanças e patrimônio público, bem como na função fiscalizadora.

O professor será o consultor legislativo da Assembleia Alexandre Bossi Queiroz. Ele também é bacharel em ciências contábeis e em administração de empresas pela PUC Minas, especialista em contabilidade pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em contabilidade internacional e doutor em contabilidade e finanças pela Universidade de Zaragoza, na Espanha.

Para participar – As inscrições devem ser realizadas desta segunda (2) até 16 de abril pela plataforma de ensino a distância. É necessário ter ou criar um cadastro no site. Em caso de dúvidas, enviar mensagem para o e-mail suporte.ead@almg.gov.br.