André Quintão lamentou ataques ao ex-presidente Lula
Sargento Rodrigues disse que o Executivo desrespeita a ALMG
Antonio Carlos Arantes afirmou que a agricultura ajuda o País

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 27/3/18

Repúdio a ataques ao ex-presidente Lula e críticas ao governo estadual marcam pronunciamentos de deputados na tribuna.

27/03/2018 - 17:02

Lula
O deputado André Quintão (PT) repudiou os ataques à caravana do ex-presidente Lula pelo Sul do País. Segundo ele, eles representam afrontas aos direito de ir e vir e ao exercício da cidadania e reforçam o clima de intolerância que já extrapola a política. Para o parlamentar, tudo começou quando os derrotados nas últimas eleições presidenciais não reconheceram o resultado do pleito democrático e partiram para ataques que, agora, culminam no que ele classificou como “atos abomináveis” que vitimam uma das maiores lideranças políticas da história brasileira. “São essas pessoas que querem governar o país?”, questionou. Segundo ele, os ataques mostram uma vontade politica deliberada de retirar o ex-presidente Lula da corrida presidencial. “Até uma série da Netflix entra nesse conjunto de ações sórdidas ao induzir a interpretação equivocada dos fatos”, completou. “Mas nós vamos derrotar essa direita sórdida. O PT não tem medo. Não vamos nos intimidar”, finalizou.

 

Codemig
O deputado Sargento Rodrigues (PDT) exibiu matéria publicada na Imprensa noticiando que servidores da Codemig foram surpreendidos com a troca da placa no edifício da empresa, no bairro Santa Efigênia, na qual aparece o nome Codemge. A mudança, segundo ele, traduz o total desrespeito do governador com a independência da Assembleia, já que o projeto que permite a cisão da empresa, que então mudaria de nome, ainda não foi aprovado. Ele lembrou ainda que o Executivo já teria sido interpelado pela Justiça em virtude de já ter registrado a nova empresa na Junta Comercial. “É uma afronta ao Poder Legislativo, isso é debochar da sociedade”, afirmou. O parlamentar ainda criticou o ex-presidente Lula, que teria pedido proteção da Polícia Militar no Sul do país, mesma corporação cuja extinção seria defendida pelo PT. Por fim, lembrou auditoria do TCU que apontou falhas no uso das verbas federais da merenda escolar em Minas Gerais.

 

Agricultura
O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) parabenizou os técnicos agrícolas, que tiveram seus conselhos federal e regional reconhecidos pelo governo federal. Além de ganhar legitimidade no exercício das funções, o ato, na avaliação do parlamentar, também reverterá em benefícios práticos para a categoria. “Os técnicos agrícolas, ao manter a força da nossa agricultura, fazem a diferença em nosso país. Se o Brasil ainda está de pé é por causa do campo”, afirmou. O parlamentar ainda criticou suposta declaração do ex-presidente Lula de que os produtores dão calote nos financiamentos que obtém. “Ele falou como se esse segmento fizesse mal à sociedade, mas é o contrário. Há produtores endividados sim, mas quando você coloca o dinheiro no campo, às vezes não dá pra saber o resultado”, justificou. O deputado ainda criticou o governo estadual pela retenção de repasses aos municípios e pelo abandono de instituições como o Instituto São Rafael, em Belo Horizonte.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.