Para o presidente da comissão, as novas taxas de importação vão prejudicar as exportações do Brasil, o segundo fornecedor em volume para os EUA

ALMG quer debater tarifas de importação do aço e alumínio

Comissão do Trabalho aprovou realização de debates e audiências públicas sobre medida adotada pelos Estados Unidos.

21/03/2018 - 16:02

Para avaliar os impactos da implementação de sobretaxa nas importações de aço e alumínio, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (21/3/18), dez requerimentos para a realização de debates e audiências públicas.

De autoria do presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), os eventos pretendem dar visibilidade à medida e discutir formas de minimizar os prováveis prejuízos para o setor siderúrgico.

O anúncio sobre as novas taxas de importação foi feito no último dia 8. Conforme justificativa apresentada pelo parlamentar, os percentuais, que chegam a 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, vão prejudicar as exportações do Brasil, que é o segundo fornecedor em volume para o mercado norte-americano. Uma entre três toneladas dos minérios exportados pelo País tem como destino os EUA.

Ainda de acordo com o deputado, Minas é responsável por “parte substancial dessas exportações; sendo assim, é urgente que a ALMG colabore na busca de alternativas que possam reduzir os efeitos negativos da decisão, sobretudo no âmbito do estado”.

Para Celinho do Sinttrocel, o fechamento de empresas, a perda de empregos e a redução da produção podem impactar significativamente a economia regional, em especial, no Vale do Aço.

Obras na MGC-262 – Foi aprovado ainda, durante a reunião, requerimento para discutir o cronograma de pavimentação da MGC 262, Caeté - Barão de Cocais, e a geração de emprego e renda na região. A reunião também foi solicitada pelo deputado Celinho do Sinttrocel.

Consulte o resultado da reunião.