O debate é parte da agenda de luta do Dia Internacional da Mulher, celebrado em março - Arquivo ALMG

Direitos Humanos debaterá violência contra a mulher

Comissão discutirá em audiência aumento no número de denúncias.

16/03/2018 - 17:59

Os índices de violência contra a mulher serão tema de debate na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A audiência pública acontece no Auditório da ALMG, nesta quarta-feira (21/3/18), às 9h30, e foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Cristiano Silveira (PT). O debate é parte da agenda de luta do Dia Internacional da Mulher, celebrado no mês de março.

De acordo com o parlamentar, é importante fazer o debate sobre a violência contra a mulher, visto o grande número de casos que é registrado todos os dias. "É preciso identificar as principais causas e os agressores, para que possamos aperfeiçoar nossa legislação, visando o combate e a redução desses casos", ressaltou Cristiano Silveira.

O deputado é autor do projeto que deu origem à Lei 22.256, de 2016, que instituiu a Política de Atendimento à Mulher Vítima de Violência em Minas Gerais.

“Pelos dados do Disque 180, vemos que tem aumentado o número de denúncias de agressão contra a mulher. Espero que seja porque as mulheres estão tendo mais coragem de denunciar e não por terem crescido os casos de agressão. É preciso haver punição rigorosa para os agressores e assistência ampla do Estado para as vítimas, para que as mulheres possam ter autonomia”, completou.

Convidados – Participam da reunião o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, cel. PM Helbert Figueiró de Lourdes; a promotora de Justiça coordenadora da Promotoria de Direitos Humanos, Apoio Comunitário e de Fiscalização da Atividade Policial, Cláudia Spranger e Silva Luiz Motta; a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard; a subsecretária de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Larissa Amorim Borges; e a vereadora de Belo Horizonte, Áurea Carolina.

Consulte a lista completa de convidados.