Carta suspeita da Receita Federal deve ser ignorada

Trata-se de novo golpe para roubar dados bancários. Órgão já fez o alerta à população.

06/03/2018 - 15:37

A Receita Federal emitiu um comunicado na última segunda-feira (5/3/17) alertando sobre um golpe em que o nome dela é usado na tentativa de se roubar dados bancários dos cidadãos. Uma carta com a logomarca da Receita é enviada para a residência do contribuinte alertando que há graves inconsistências em seus dados e que é necessário acessar um determinado endereço de internet para corrigir as informações.

Apesar de a própria Receita Federal já ter feito o alerta e tomado as providências para que os responsáveis pelo golpe sejam identificados e presos, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) reforça a orientação para que o consumidor ignore a correspondência caso a receba. O site oficial da Receita Federal é www.receita.fazenda.gov.br. Na carta enviada, o endereço é totalmente diferente.

“Infelizmente vemos a cada dia mais golpes sendo aplicados nos cidadãos, que muitas vezes são pessoas idosas, de boa fé e menos atentas à ação de estelionatários”, lamenta o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa.

Ele faz um apelo a quem tem idosos na família para que acompanhe de perto situações como o recebimento dessas correspondências de origem duvidosa, telefonemas suspeitos com ofertas de crédito e até abordagens de supostos vendedores.