Na última terça (20), comissão ouviu moradores da região, que pediram reforço no policiamento

ALMG apura em visita condições de segurança no Barreiro

Atividade foi motivada por denúncias de aumento da violência nos Bairros Olhos d´Água e Pilar.

26/02/2018 - 13:53

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita nesta terça-feira (27/2/18), às 10h30, unidades responsáveis pelo combate à violência nos Bairros Pilar e Olhos d`Água, na região do Barreiro, em Belo Horizonte.

O objetivo é verificar as condições do policiamento ostensivo e investigativo da região, tendo em vista a falta de segurança denunciada por moradores das duas localidades durante audiência realizada pela comissão na última terça-feira (20).

A visita, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), será feita a unidades que compõem a Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) nº 8, que cobre a região. A comissão irá à 4ª Delegacia de Polícia Civil (rua José Laporte Neto, 95, Estoril, Belo Horizonte) e à 126ª Companhia da PM, que fica próxima à delegacia (também na rua José Laporte Neto, 237, Estoril).

Além das queixas expostas na audiência, o requerimento da visita também foi motivado pela ausência de representantes da PMMG convidados para falar sobre o assunto na reunião. Na ocasião, o parlamentar criticou o fato de o comando da corporação estar, segundo ele, se recusando a participar de audiências da comissão.

Rotina afetada - Durante a audiência, vários moradores e comerciantes dos bairros reclamaram da falta de segurança e pediram reforço no policiamento. Eles alegaram que a violência está afastando serviços importantes da região, não havendo caixas eletrônicos nas duas localidades, e ainda obrigando comerciantes a mudarem o horários de trabalho de seus funcionários, para antecipar o horário de saída diante do medo da violência.

O fato de parte da malha rodoviária federal no Estado passar pelas duas comunidades também foi outra preocupação manifestada durante a audiência. Há o temor de que a intervenção do Exército no Rio de Janeiro provoque a fuga de crimonosos para Belo Horizonte, usando como acesso vias que passam pela região do Pilar e Olhos d`Água.

Consulte a lista de convidados para a visita.