Projeto Cidadania Ribeirinha beneficia pequenas comunidades rurais localizadas às margens do Rio São Francisco - Arquivo ALMG

Cidadania Ribeirinha abre inscrições para monitores

Interessados em atuar em projeto voltado para comunidades banhadas pelo São Francisco podem se inscrever até 8 de abril.

22/02/2018 - 12:01

Abertas na última terça-feira (20/2/18), prosseguem até o dia 8 de abril as inscrições para seleção de monitores e mobilizadores sociais que vão atuar nas atividades de implantação, execução e divulgação dos projetos comunitários de educação ambiental do Cidadania Ribeirinha, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Ao todo, 36 vagas estão disponíveis. Informações sobre a ficha de inscrição e os folhetos de divulgação podem ser consultados no edital do processo seletivo. As inscrições são gratuitas.

Como em anos anteriores, a edição 2018 do Cidadania Ribeirinha contempla comunidades rurais dos municípios de Januária e São Francisco (Norte de Minas), beneficiando as localidades de Riacho da Cruz, São Joaquim e Várzea Bonita (Januária) e Bom Jardim da Prata, Jiboia e Retiro (São Francisco).

As populações dessas localidades, banhadas pelo Rio São Francisco, foram escolhidas por apresentarem os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre aquelas que integram a bacia no Estado. Desde 2015, a iniciativa conta com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

Os projetos comunitários estão focados no reaproveitamento dos resíduos sólidos, no extrativismo vegetal sustentável, na recuperação de nascentes, na produção de mudas em horto comunitário e nas frutas regionais. O início do ano é a fase de seleção dos monitores e mobilizadores sociais, que vão atuar nas atividades de implantação, execução e divulgação dos projetos.

Educação ambiental - Os selecionados serão contratados como profissionais autônomos, para prestação de serviço temporário, a fim de atuar nos projetos comunitários de educação ambiental (PCEAs) a serem implementados nas comunidades rurais contempladas, onde deverão desempenhar as seguintes atividades:

  • Participar de treinamento oferecido pela ALMG;
  • Realizar tarefas manuais, operacionais, de mobilização e de divulgação necessárias à implementação dos PCEAs;
  • Elaborar, mensalmente, relatório escrito ou oral das atividades desenvolvidas;
  • Trabalhar em sintonia com a comissão comunitária gestora dos PCEAs e com a equipe da ALMG responsável pela gestão do Cidadania Ribeirinha.

Prazos e requisitos – O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de abril. O período de contratação será entre 1º de junho e 30 de novembro de 2018.

O monitor/mobilizador social contratado deverá, obrigatoriamente, ter 18 anos ou mais; ter participado do Curso de Formação de Agentes Populares em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, oferecido pelo Cidadania Ribeirinha em 2015; residir na comunidade onde será implantado o PCEA para o qual apresentou a sua candidatura ou em comunidade vizinha que esteja articulada com esse projeto comunitário.

Na seleção, serão considerados os seguintes critérios: a capacidade de articulação e diálogo nas suas respectivas comunidades; a habilidade para acompanhar a implementação do PCEA a ser desenvolvido nessas comunidades; e a igualdade de gênero, a fim de fortalecer os movimentos de mulheres do campo, conforme o edital 01/2013 do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Remuneração - O valor bruto de remuneração por hora-trabalho é de R$ 10, devendo cada monitor/mobilizador contratado cumprir um total de 48 horas-trabalho mensais, por um período de seis meses. Do valor bruto de remuneração serão deduzidos os tributos legais.

Os monitores/mobilizadores sociais contratados farão jus a auxílio-transporte no valor de até R$ 12 por dia. O cálculo do auxílio-transporte será feito a partir de distâncias maiores que 2 km.

As fichas de inscrição distribuídas poderão ser entregues nos seguintes locais e horários:

Município

Comunidade

Local de recolhimento da inscrição

Data e horário

 

 

 

Januária

 

Riacho da Cruz

Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Riacho da Cruz

8 de abril de 2018, das 8 às 18 horas

Várzea Bonita

Associação Comunitária Unidos da Vila de Várzea

7 de abril de 2018, das 8 às 18 horas

 

 

 

 

São Francisco

Bom Jardim da Prata

Associação Comunitária Porto Velho

5 de abril de 2018, das 8 às 18 horas

Jiboia

Associação Comunitária do Povoado de Santana de Minas

3 de abril de 2018, das de 8 às 18 horas

Retiro

Associação Comunitária Ribeiro Neves

4 de abril de 2018, das 8 às 18 horas