O presidente da Assembleia solicitou aos deputados um minuto de silêncio em memória da ex-deputada estadual Maria José Haueisen

Plenário da ALMG presta homenagem a Maria José Haueisen

Na Reunião Ordinária desta terça-feira (20), parlamentares destacam o legado da ex-deputada.

20/02/2018 - 17:20

Parlamentares se revezaram, na tarde desta terça-feira (20/2/18), durante a Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para prestarem homenagens à ex-deputada Maria José Haueisen, falecida na última segunda (19).

O presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), solicitou um minuto de silêncio em memória da política mineira, “celebrada por sua dignidade e atuação em prol dos movimentos sociais”.

O deputado André Quintão (PT), em nome da bancada do partido, lembrou a trajetória política de Maria José Haueisen. Ele prestou sua solidariedade aos familiares, amigos e à população dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha, onde a ex-deputada exerceu também a profissão de professora, além de outros cargos eletivos.

“Fomos adversários políticos, mas sou um admirador da grande mulher que foi Maria José Haueisen", declarou o deputado Bonifácio Mourão (PSDB). Ele explicou que conviveu com Haueisen quando ela exerceu os mandatos de deputada e também como prefeita de Teófilo Otoni (Vale do Mucuri).

Bonifácio Mourão contou que, a cada encontro com a ex-deputada, sua admiração crescia devido à “honradez, dignidade, educação e competência de Maria José". Segundo ele, ficaram a amizade e o respeito pela colega.

Também o líder de Governo, deputado Durval Ângelo (PT), reconheceu a importância política de Maria José. Ele contou que a conheceu há 40 anos, quando participou de atividade pastoral em Teófilo Otoni. O deputado falou sobre o papel desempenhado por ela na elaboração da Constituição Estadual, sobretudo na legislação referente à educação. “Que ela nos mostre o caminho da boa política”, concluiu.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) ainda acrescentou que Haueisen é um “exemplo a ser seguido”.

Trajetória – Maria José Haueisen formou-se em estudos sociais (1977) e pedagogia (1981) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni. Foi presidente da União dos Trabalhadores no Ensino (UTE) em Teófilo Otoni; fundadora do PT municipal e estadual; participante das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs); e presidente do PT em Teófilo Otoni.

Na ALMG, ela participou de cinco legislaturas, sendo eleita suplemente na 11ª Legislatura (em exercício de 1989 a 1991) e eleita efetiva nas 12ª (1991-1995), 13ª (1995-1999), 14ª (1999-2003) e 15ª (2003 até 2004) Legislaturas. Em 2004, foi eleita prefeita de Teófilo Otoni e renunciou ao mandato de deputada estadual. Em 2008, foi reeleita prefeita.

Deputado Armando Costa – Já o deputado Duarte Bechir (PSD) recordou o falecimento do ex-deputado Armando Gonçalves Costa. Segundo Duarte Bechir, eles foram companheiros no PMDB, legenda que foi organizada e ampliada graças ao empenho de Armando Costa. “Ele se esqueceu de si mesmo, chegou a perder uma eleição devido à sua dedicação ao partido. Deixo aqui meu abraço para toda a família”.

Armando Costa, natural de Felixlândia (Região Central do Estado), faleceu aos 77 anos, no dia 13 de fevereiro, em Belo Horizonte. Foi deputado estadual na 10ª Legislatura (1983-1987) e deputado estadual constituinte na 11ª Legislatura (1987-1991).

Comissão especial vai analisar indicação para diretor-geral do DEER-MG

Foi designada, durante a reunião, comissão especial que vai analisar a Indicação 56/2017, do governador Fernando Pimentel, que traz o nome de Davidsson Canesso de Oliveira para o cargo de diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado (DEER-MG).

Pelo Bloco Minas Melhor, os efetivos serão os deputados Durval Ângelo e Tadeu Martins Leite (PMDB); enquanto os deputados Cristiano Silveira (PT) e Ivair Nogueira (PMDB) serão suplentes. Pelo Bloco Compromisso com Minas Gerais, os deputados Glaycon Franco e Agostinho Patrus Filho (ambos do PV) atuarão como efetivos, e terão como suplentes os deputados Anselmo José Domingos (PTC) e Duarte Bechir.

Já pelo Bloco Verdade e Coerência, a deputada Ione Pinheiro participará como membro efetivo e o deputado Gustavo Corrêa, como suplente. Ambos são do DEM.

Consulte o resultado da reunião.