Encontros no interior do Estado já têm cidades e datas definidas

Fórum sobre população em situação de rua terá interiorização

Em reunião preparatória do evento, nesta quinta (8), foram definidas as cidades que receberão os encontros regionais.

08/02/2018 - 18:22

Foram definidas, em reunião preparatória nesta quinta-feira (8/2/18), as cidades mineiras que receberão os encontros regionais do fórum técnico sobre população em situação de rua. Serão realizados seis encontros do dia 26 de março a 24 de abril. A etapa final do evento, a ser realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), está prevista para os dias 11, 12 e 13 de junho.

O deputado Rogério Correia (PT), um dos parlamentares que solicitou a realização do fórum, ressaltou a relevância do debate, uma vez que essa parcela da população tem crescido devido à conjuntura do país, que passa atualmente por "grave perda de direitos, de emprego e renda".

O parlamentar defende que as ações e os programas voltados para as pessoas em situação de vulnerabilidade social devem ser fortalecidos em momentos como esse, a fim de que não haja retrocessos.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), um dia antes de cada encontro regional, serão promovidas uma roda de conversa e oficina com as pessoas alvo das políticas públicas que serão discutidas. O objetivo é mobilizá-las para que participem das discussões e dos grupos de trabalho que vão abarcar temáticas diversas.

Também foram discutidas, na reunião, propostas que buscam, por exemplo, descriminalizar a população em situação de rua, criar centros de referência e programas de moradia específicos. Essas sugestões farão parte de documento que pautará os debates e demais atividades do fórum técnico. O evento é uma parceria entre o poder público e entidades da sociedade civil.

Os encontros regionais serão realizados nos municípios e nas datas abaixo:

  • Betim (RMBH) – 27 de março
  • Uberlândia (Triângulo Mineiro) – 4 de abril
  • Montes Claros (Norte de Minas) – 10 de abril
  • Ipatinga (Vale do Aço) – 17 de abril
  • Juiz de Fora (Zona da Mata) – 19 de abril
  • Belo Horizonte – 24 de abril