Campanha Assembleia Solidária 2012, que se repete em 2017 - Arquivo ALMG

Panorama aborda os impactos da chuva no Estado

Violência das águas já deixou sete mortos e centenas de pessoas estão desabrigadas na Zona da Mata e na Grande BH.

12/12/2017 - 13:17

Os primeiros dias do mês de dezembro colocaram Minas Gerais em alerta por causa das chuvas. A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e a Zona da Mata foram as mais castigadas pelos temporais, que deixaram um rastro de destruição. O impacto dessas chuvas é o tema do programa Panorama, da TV Assembleia, que estreia nesta quarta-feira (13/12/17), às 8h30.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

Neste início de dezembro, Minas Gerais contabiliza um total de trinta e um municípios atingidos pelas chuvas. Mais de 900 cidadãos já estão desabrigados e sete pessoas morreram.

Para falar sobre essa realidade, o Panorama recebe o coordenador adjunto da Defesa Civil estadual, major Rodrigo de Faria, e o engenheiro José do Carmo Dias, gerente de políticas públicas do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) de Minas.

O major Rodrigo de Faria aborda o trabalho desenvolvido pela defesa Civil nas áreas atingidas, além de chamar a atenção para o valor do apoio e da organização do órgão em âmbito municipal. “É muito importante que os prefeitos escolham bem seu coordenador de defesa e proteção civil local. É ele quem vai dar o primeiro auxílio no caso de um desastre”, alerta o major.

O engenheiro José do Carmo Dias explica que apenas as cidades com mais de 20 mil habitantes têm, por lei, obrigação de ter um plano diretor. “Em Minas Gerais, temos 666 cidades com menos de 20 mil habitantes e que não tem nenhum planejamento urbano”, ressalta.

Reprises – O Panorama sobre o impacto das chuvas em Minas será reprisado às 19h30 desta quarta (13) e à uma da manhã da quinta-feira (14).