Eudóxia é cofundadora e presidente do Centro de Música Brasileira

Segunda Musical encerra 2017 com a pianista Eudóxia de Barros

A artista, membro da Academia Brasileira de Música, já foi premiada com um Disco de Ouro.

07/12/2017 - 10:34

A programação do Segunda Musical deste ano se encerra com um recital de piano de Eudóxia de Barros. Ela vai interpretar obras de Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri e outros, nesta segunda (11/12/17), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Membro da Academia Brasileira de Música desde 1989, Eudóxia é cofundadora e presidente do Centro de Música Brasileira, entidade que tem o objetivo de difundir a música erudita brasileira. Já lançou 31 LPs, 15 CDs e dois DVDs e possui diversos prêmios, dentre eles, um Disco de Ouro, de 1975.

A pianista é autora do livro "Técnica Pianística: apontamentos sugeridos pela prática do magistério e concertos", da editora Ricordi/Musicalia. Neste ano, lançou uma coleção de CDs intitulada "Obra integral para Piano de Osvaldo Lacerda", uma homenagem ao músico que faria 90 anos em março.

Sua história de vida foi registrada na biografia "Valeu a pena? - Conversando com Eudóxia de Barros", de Rosângela Paciello Pupo, da editora MusiMed.

Incentivo à cultura - O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras.

O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à uma hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal YouTube da ALMG.