Dívida do governo com hospitais filantrópicos pauta reunião
Objetivo de audiência pública na quinta (14) é cobrar um posicionamento do Estado sobre a falta de repasses ao setor.
07/12/2017 - 14:53A dívida do Estado com as santas casas e hospitais filantrópicos será discutida na próxima quinta-feira (14/12/17), em audiência pública da Comissão de Saúde. A reunião será às 9h30, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT).
Segundo o parlamentar, o montante devido a hospitais e municípios mineiros estaria perto dos R$ 5 bilhões. Ele ressalta que o objetivo da reunião é cobrar um posicionamento do governo do Estado a respeito da falta de repasses de recursos da Secretaria de Saúde aos hospitais que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) e também sobre o descumprimento de obrigações constitucionais que estaria ocorrendo na área de saúde.
"O Estado está deixando em restos a pagar 50% dos investimentos orçamentários, o que vem comprometendo os serviços hospitalares e inviabilizando todos os municípios mineiros”, afirma o deputado.
Além de representantes de várias unidades hospitalares e de entidades como a Federação das Santas Casas, que deverão expor as dificuldades enfrentadas pelo setor, foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, e representantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e da Associação Mineira de Municípios.