Mudanças nas regras de adoção prometem agilizar processos
Assunto vai ser discutido no programa Panorama, da TV Assembleia, em edição que estreia nesta quinta (7).
06/12/2017 - 16:21As mudanças na lei de adoção brasileira pode agilizar processos e facilitar a adoção de crianças no País. Essa é a expectativa dos especialistas ouvidos pelo programa Panorama, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta quinta-feira (7/12/17), às 8h30.
Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.
Participam do programa o presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-MG), José Roberto Moreira Filho, e a advogada Larissa Jardim, do Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte.
Segundo os especialistas, a lentidão do sistema prejudica as crianças que foram abandonadas ou que são maltratadas pelas famílias biológicas. Outro fator que atrapalha o andamento dos processos é o excesso de exigências que os pais fazem para adotar um filho. “A preferência é quase sempre por uma criança de pele clara, do sexo feminino e de até três anos de idade”, descreve José Roberto.
Atualmente, cerca de 40 mil famílias estão na fila para adotar uma criança no Brasil. De acordo com o cadastro nacional, oito mil estão aptas para serem adotadas. No entanto, a lentidão dos processos e as preferências dos pais não permitem que a fila ande com rapidez. “Temos um paradigma entre a vontade da família de ter um filho e a necessidade de uma criança abandonada ser acolhida”, completa Larissa.
Reprises - Esta edição do Panorama será reprisada às 19h30 desta quinta (7) e à 1 da manhã desta sexta (8).