Cerca de 300 vozes de quinze corais se reuniram em apresentação realizada no Hall das Bandeiras do Palácio da Inconfidência

Cantata de Natal empolga público com repertório variado

Evento, que já é tradição nas festividades de fim de ano, teve clássicos eruditos e canções populares natalinas.

06/12/2017 - 21:27 - Atualizado em 07/12/2017 - 10:52

O público era diverso: crianças, jovens, adultos, idosos. Mas todos se reuniram na noite desta quarta-feira (6/12/17) com um objetivo comum: ouvir as 300 vozes que se somaram na já tradicional apresentação da Cantata de Natal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em sua 11ª edição, o evento reuniu 15 corais de diferentes instituições, que cantaram clássicos eruditos e canções populares natalinas, que envolveram e empolgaram o público presente.

O presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), abriu a apresentação comparando o evento, em que diversas vozes se fazem presentes, a Minas Gerais, que traz no seu nome plural a diversidade no modo de fazer, agir e pensar.

O parlamentar também lembrou que, nesse momento de confraternização, a ALMG realiza a campanha Assembleia Solidária, que arrecada doações para os atingidos pelas chuvas.

O músico e instrutor de yôga Samuel Libério Silva acompanha as apresentações da Cantata da ALMG desde a sua primeira edição. Empolgado, ele fez vídeos com seu celular da maior parte das 14 canções que estavam no roteiro. “Acho maravilhoso e muito importante, pois faz parte da cultura mineira, que é muito musical”, disse.

Para Samuel, que é casado com uma das coralistas participantes, o evento simboliza a ideia de confraternização e unidade do Natal. O músico também aprovou o repertório deste ano, que, segundo ele, saiu do trivial e envolveu o público mais jovem que acompanhou o espetáculo.

Assim como Samuel, a psicóloga Sílvia Maria de Abreu também já é veterana nas apresentações da cantata. Este é o quinto ano que ela prestigia o espetáculo, que, para ela, é um momento único e lúdico, de confraternização e alegria, em uma época do ano mágica.

Músicas envolveram o público que acompanhou a cantata

Entre as muitas canções que foram ovacionadas pelos presentes está "A Soulful Celebration", versão gospel do Hallelujah, do Messias de Haendel, lançada em 1992. O álbum com esta canção venceu o Grammy Award de Melhor Álbum Contemporâneo de Gospel naquele ano e foi amplamente elogiado pelo uso de múltiplos gêneros de música afro-americana.

Música de Simone Guimarães e Sérgio Natureza, "Ô de casa" também fez sua estreia na cantata deste ano. A composição foi feita na tradição da Folia de Reis e arranjada pelo regente Fábio Nery. Outra novidade foi "Christmas Time Is Here", de Vince Guaraldi, composta pelo jazzista americano em 1965 para o desenho de TV Charlie Brown Christmas.

O repertório também contou com duas canções originárias de países nórdicos. A primeira delas é "Gaudete", canção sacra de Natal publicada na Finlândia em 1582. É provável que tenha origem num hino monofônico do final do período medieval, sendo acrescentadas outras linhas melódicas durante o século XV.

A segunda é "Wśród Nocnej Ciszy", música natalina tradicional polonesa, cujo título significa "Na quietude da noite", com arranjo do inglês Douglas Brooks-Davies.

A "Christmas Festival", de Leroy Anderson, também foi bastante aplaudida pelo público. Ela é uma das principais canções natalinas ajustadas a orquestras de todo o mundo.

Músicas tradicionais como "Joy to the World", de G. F. Haendel; "Gloria", de Antonio Vivaldi; "Eis dos Anjos a Harmonia", de Felix Mendelssohn; e "Silent Night", de Franz Gruber e Joseph Mohr também fizeram parte do repertório desta edição da Cantata.

Integrantes - Além do Coral da Assembleia, participaram da Cantata de Natal os corais Canarinhos de Itabirito, Coral AABB-BH, Coral Cidade em Canto (Cidade Administrativa), Coral Contas & Cantos (Tribunal de Contas), Coral da Copasa, Coral do Ministério Público, Coral Encanto das Gerais OAB/CAA, Coral Imprensa-ABT, Coral do Ipsemg, Coral Jovem Sesc, Coral Puer Singers (Jovens Cantores do Iemg), Coral Vozes da Liberdade (MPF-MG), Coral Vozes das Gerais (INSS/Receita Federal BH) e Coral Vozes na Estrada (DER/MG).

Os regentes são André Durval, Cleude William, Cristina Maria Miranda Bello, Eliane Fajioli, Eric Lana, Flávia Campanha, Guilherme Bragança, Karina Cunha Haddad Faria, Leonardo Cunha, Paulo Ricardo Castro Costa, Robson Lopes, Rodrigo Garcia, Sérgio Canedo e Vivian Assis.

Os coralistas e regentes da Cantata de Natal foram acompanhados pela Orquestra de Câmara Opus, com participações especiais do cravista Antônio Carlos de Magalhães e da soprano Bárbara Penido.