Defensoria inaugura nova sede com entrega de condecorações
Presidente da Assembleia foi um dos homenageados em solenidade realizada nesta sexta-feira (1º/12).
01/12/2017 - 14:12 - Atualizado em 01/12/2017 - 18:13A Defensoria Pública está completando 41 anos de criação em nova sede, no Bairro Barro Preto, em Belo Horizonte. Na manhã desta sexta-feira (1º/12/17), a solenidade de entrega da Medalha do Mérito da Defensoria Pública marcou a inauguração do local e homenageou personalidades que tenham atuado na defesa dos direitos dos cidadãos mais vulneráveis.
Além da entrega de medalhas, durante a solenidade, os representantes dos três Poderes receberam placas de homenagem. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), um dos homenageados, recebeu agradecimentos especiais da defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard.
"Adalclever, com muita simplicidade, dedicação e humildade, aglutina, no Legislativo, todas as demandas da sociedade. Participamos hoje de muitos eventos e ações importante juntamente com a Assembleia", destacou a defensora pública-geral.
Entre os presentes à solenidade estava a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Assusete Dumont Magalhães, agraciada com o Grande Colar e que discursou em nome dos demais condecorados. A ministra destacou o papel das defensorias na luta pela liberdade e dignidade humanas. Ela citou como exemplos o direito à vida e à saúde. "Temos algumas mudanças recentes em políticas públicas nessas áreas, que conseguimos pela via litigiosa".
Outro agraciado, o defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante Macêdo, dedicou a homenagem aos assistidos pelo órgão. Emocionado, ele definiu o trabalho do defensor público: "O pouco que uma pessoa pode fazer se transforma em muito, se ela o faz com paixão e dedicação".
Condecorações - A medalha é concedida nos graus Grande Colar, Medalha de Honra e Comenda do Mérito. Quatro deputados estão na lista dos agraciados com a Medalha de Honra: Rogério Correia (PT), João Magalhães (PMDB), Bonifácio Mourão (PSDB) e Leonídio Bouças (PMDB). Apenas João Magalhães, no entanto, compareceu à cerimonia. Também esteve presente a deputada Marília Campos (PT).