Encontro foi mais um passo para estreitar laços e ampliar o intercâmbio entre Minas Gerais e Reino Unido

Presidente da ALMG se reúne com cônsul do Reino Unido

Consulado em Belo Horizonte, que tinha caráter honorário, passa a ser permanente.

23/11/2017 - 14:03

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), acompanhado dos deputados Agostinho Patrus Filho e Tiago Ulisses, ambos do PV, participou, nesta quinta-feira (23/11/2017), de reunião no Consulado do Reino Unido em Belo Horizonte. Os parlamentares se encontraram com o cônsul-geral do Rio de Janeiro, Simon Wood; e o cônsul de Belo Horizonte, Thomas Nemes.

Durante a reunião, os deputados foram informados de que o escritório do consulado na Capital mineira passa a ser permanente. Instalado em caráter honorário, em 2015, por ocasião da Copa do Mundo, a previsão inicial de funcionamento se restringia a dois anos. Mas, diante das boas relações estabelecidas no Estado e das perspectivas positivas, definiu-se pela manutenção da sede mineira.

No encontro, Simon Wood ressaltou a importância deste relacionamento com o Legislativo para fortalecer os laços comerciais, culturais, entre outros intercâmbios, de Minas Gerais com o seu País. Este foi o segundo encontro entre representantes do Parlamento mineiro e do Consulado do Reino Unido. Em junho, o cônsul Thomas Nemes visitou a ALMG, onde se reuniu com o presidente e deputados.

Para o presidente da ALMG, a decisão de efetivação do consulado de Belo Horizonte mostra as perspectivas positivas de Minas Gerais e o interesse internacional no Estado. “É valioso para a Assembleia manter este bom relacionamento e colaborar para a aproximação de outros países que tenham interesse em nosso Estado, favorecendo trocas que ajudem Minas a prosperar e, assim, a gerar mais emprego e renda para os mineiros”, ressaltou Adalclever Lopes.

Segundo dados do Consulado, desde a inauguração do escritório em BH, empresas mineiras começaram a operar no Reino Unido, entre as quais Magnesita, Zetra e Aroeira Salle. Além disso, atuam no Estado investidoras britânicas como Anglo American, BP Bio-combustíveis e Vodafone.

Por meio do consulado, o Reino Unido investe também na concessão de bolsas de estudo. Atualmente, há sete estudantes mineiros naquele País e outros sete estão a caminho; e existem 49 estudantes britânicos morando em Minas Gerais.

Reino Unido - O Reino Unido é a união política de quatro países: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. O governo é regido por um sistema parlamentar, cuja sede está localizada na capital, Londres, e por uma monarquia constitucional que tem a rainha Elizabeth II como a chefe de Estado. A atual chefe de governo é a primeira-ministra Theresa May, do partido Conservador.