Em julho de 2016, a Comissão de Educação prestou homenagem às tradições africanas

Audiência discute preservação da cultura de matriz africana

Reunião faz parte das reflexões na ALMG do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

24/11/2017 - 11:13

A preservação da cultura de matriz africana é tema, nesta quarta-feira (29/11/17), de audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT), a reunião acontece às 16 horas, no Plenarinho III.

De acordo com o requerimento, o parlamentar pretende discutir o assunto tendo em vista as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, e também a realização da solenidade do VIII Prêmio Zumbi de Cultura, que homenageou pessoas que se destacaram nos campos das artes, da política e da cultura negra em Minas e no Brasil.

O prêmio é organizado pelo Companhia Baobá Minas e a entrega aconteceu em Belo Horizonte, no último dia 22. Seus objetivos são pensar a ocupação cultural, o fazer artístico e a troca entre os artistas para buscar ações que contemplem o fortalecimento, a reflexão e visibilidade da cultura afro-brasileira.

As indicações de nomes para receberem o prêmio são feitas por grupos culturais e entidades ligadas ao movimento artístico e político negro, por meio da equipe de articulação do projeto.

Os indicados têm o nome e o histórico avaliados pela comissão julgadora, formada por representantes da sociedade civil, classe artística, poder público, articuladores e pela idealizadora do projeto, Júnia Bertolino, diretora e coreógrafa da Companhia Baobá Minas.

Convidados – Além de Júnia Bertolino, foram convidados para participar da audiência representantes do Governo do Estado e do movimento artístico e político negro.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.