Objetivo é discutir o controle de zoonoses como a leishmaniose e a esporotricose - Arquivo ALMG

Descontrole populacional animal será tema de debate público

Evento na ALMG tratará da implementação de políticas públicas para gestão de animais em situação de rua nos municípios.

24/11/2017 - 11:43

A Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima segunda-feira (27/11/17), a partir das 14 horas, no auditório José Alencar Gomes da Silva, o Debate Público Descontrole Populacional Animal e Proliferação de Zoonoses.

Os interessados em participar devem fazer inscrição pelo Portal da ALMG. O requerimento para a realização do evento é do deputado Noraldino Júnior (PSC), presidente da comissão. O debate, que é gratuito e aberto ao público, tem o objetivo de discutir a implementação de políticas públicas para a gestão de animais em situação de rua, para o controle de zoonoses como a leishmaniose e a esporotricose, e disseminar ações viáveis de serem adotadas pelos municípios.

“Os cães e os gatos estão, cada dia mais, ganhando um papel de destaque no ambiente familiar. Já se sabe que esses animais, assim como várias outras espécies, são seres capazes de sentir medo, dor, alegria, tristeza, angústia, depressão, entre outras emoções. No entanto, ainda há muitos animais abandonados e em sofrimento nas ruas do país e outros tantos maltratados por aqueles que deveriam ser seus principais cuidadores. Por isso é tão necessário esse debate”, afirma Noraldino Júnior.

Painéis - O primeiro painel, a partir das 14h30, terá como tema a “Gestão Municipal para o Manejo e Controle Populacional Ético de Animais em Situação de Rua”, com a participação da médica veterinária e diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vânia Plaza Nunes, e a médica veterinária especialista em Controle Populacional e Medicina do Coletivo, Flávia Quadros.

Já o segundo painel, previsto para começar às 16h50, tratará da “Leishmaniose e Esporotricose: Como Prevenir as Zoonoses nos Municípios”, com o professor de Imunologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, André Luís Soares da Fonseca, e a vereadora de Conselheiro Lafaiete (Central) e responsável pelo projeto “Quem Ama Castra”, Carla Sassi. Além disso, uma cartilha digital elaborada pelo gabinete do deputado, com o tema “Cães e gatos – Políticas públicas municipais para controle populacional”, será distribuída aos participantes.

Consulte a programação completa do evento.