Eduarda foi presenteada pelo presidente, Adalclever Lopes, e pelo primeiro secretário, Rogério Correia

Assembleia homenageia campeã de Jogos Escolares da Juventude

Com cinco medalhas de ouro, a mineira Eduarda Carvalho já conquistou vários títulos no Brasil e no exterior.

23/11/2017 - 18:38

A ginasta Eduarda Carvalho, campeã dos Jogos Escolares da Juventude Brasília 2017 na modalidade de ginástica rítmica, foi homenageada nesta quinta-feira (23/11/17) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A atleta foi recebida no Salão Nobre pelo presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), que se declarou honrado com a presença de Eduarda e manifestou a sua expectativa de que ela venha a representar o Brasil nas próximas Olimpíadas.

“É uma honra para a Assembleia receber Eduarda, um exemplo para os jovens e uma grande surpresa para Minas Gerais e para o Brasil”, disse Adalclever, que presenteou a homenageada com uma placa comemorativa. O primeiro-secretário, Rogério Correia (PT), também brindou a convidada com o livro Cidades Históricas de Minas Gerais, publicação da ALMG.

A homenagem foi uma iniciativa do deputado João Leite (PSDB), que também participou da cerimônia, ao lado dos deputados Tadeu Martins Leite (PMDB), Alencar da Silveira Jr. (PDT) e Felipe Atiê (PTB).

Também estiveram presentes o diretor-geral da Casa, Cristiano Félix dos Santos Silva, e a coordenadora geral da Federação Esportiva Estudantil de Minas Gerais e dos Jogos Escolares da Juventude de Minas Gerais, Jocelyn Costa.

Atleta quer representar o Brasil em Paris nos Jogos Olímpicos de 2024

Ostentando troféus e medalhas recebidos, a ginasta agradeceu a homenagem, falou de suas conquistas e se disse empenhada em chegar às Olimpíadas. “Este ano, para mim, foi inesperado. Não esperava conquistar tudo o que conquistei. Meu foco, agora, é Paris 2024”, afirmou. O deputado João Leite parabenizou a jovem e exaltou as suas qualidades como atleta.

“Você está numa casa que entende a importância do esporte. Sua presença no Parlamento mineiro é uma demonstração de seu esforço e dedicação”, disse o deputado, acrescentando que a ginástica rítmica “é um esporte muito gracioso e muito feminino, que trabalha muito com a autoestima da menina”.

Filha do ex-jogador de futebol Euller, que atuou no América e no Atlético Mineiro, entre outros clubes do Brasil e do exterior, Eduarda Carvalho tem 15 anos e começou a praticar o esporte na infância. Além do incentivo do pai e da mãe, Letícia Carvalho, ambos presentes à solenidade, Eduarda se inspirou também na filha do deputado João Leite, a ginasta Daniela Leite.

Conquistas - Campeã brasileira e sulamericana na categoria juvenil em 2017, Eduarda se destacou também, este ano, nos Jogos Escolares da Juventude (etapa 15-17 anos, módulo 2), realizado em Brasília (DF). Ela conquistou a medalha de ouro em três aparelhos (arco, bola e maças), além do individual geral e por equipe.

No Panamericano ela obteve a quinta colocação geral em ginástica rítmica juvenil. Também foi tri-campeã da Copa Alemania, no Chile, e medalha de prata na etapa da Copa do Mundo em Portimão, Portugal.

A atleta, que estuda no Instituto Metodista Izabela Hendrix, tem o apoio do Governo de Minas Gerais e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Jogos Escolares – Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil, em 2005, e conta com o apoio do Ministério do Esporte.

Os Jogos Escolares são uma referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas, com cerca de quatro mil cidades participantes. Este ano, Minas Gerais participou com quase 200 atletas, selecionados entre mais de 36 mil jovens.

Além de Eduarda, que conquistou cinco medalhas de ouro, os mineiros obtiveram mais 15 medalhas nas modalidades individuais na etapa de Brasília. No total, foram 11 ouros, quatro pratas e sete bronzes em oito categorias: atletismo, ginástica rítmica, natação, judô, vôlei de praia, tênis de mesa, ciclismo e xadrez.