Escola e projetos sociais do Barreiro serão homenageados

Reunião especial nesta segunda (20) destaca Escola Dr. José do Patrocínio e projetos Cefai e Lian Gong.

17/11/2017 - 18:31

Para homenagear três entidades do Bairro Milionários, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove reunião especial. O evento, solicitado pelo deputado Anselmo José Domingos (PTC), será no Plenário, nesta segunda-feira (20/11/17), às 10 horas.

Serão homenageados a Escola Estadual Dr. José do Patrocínio da Silva Pontes, que completa 49 anos de fundação; o Grupo Lian Gong e o Centro de Formação de Atletas Ipiranga (Cefai), os dois completando dez anos.

Na opinião de Anselmo José Domingos, “a escola vem contribuindo para o crescimento de todos os alunos que a frequentaram, sendo uma instituição de ensino de qualidade e com grande destaque na região do Barreiro”. Ainda para o deputado, é justa a homenagem à instituição e aos dois projetos sociais, em função de sua relevância para a população de Belo Horizonte, especialmente da região do Barreiro.

História - Em 1968, por iniciativa da Arquiconfraria de São Vicente de Paula, foi criada a Escola Combinada da entidade. Em 1972, foi anexada ao Grupo Escolar Engenheiro Francisco Bicalho. Em 1974, foi desanexada desse grupo por ato do Governo de Minas, passando a ser denominada Escola Estadual da Vila Nossa Senhora dos Anjos. Em 1977, recebeu a denominação que tem até hoje, em homenagem ao professor que foi um marco na história do magistério de Minas Gerais.

O Grupo Lian Gong Milionários tem como instrutora a fisioterapeuta da Prefeitura de Belo Horizonte Marilda Zacarias. O Lian Gong é uma técnica que une medicina terapêutica e cultura física e consiste em exercícios que visam a prevenir e tratar das dores no corpo, desbloqueando e promovendo a circulação da energia.

Futebol - O Cefai teve seu embrião em 1999, quando Sirlei de Jesus, jogador de futebol de times amadores do Milionários, foi convidado a fazer parte do Ipiranga Futebol Clube. Em 2007, com o apoio de entusiastas do futebol na região, foi registrado o Centro de Formação de Atletas Ipiranga do bairro Milionários (Cefai).

Atualmente, o projeto atende a 150 famílias da região gratuitamente e sem apoio governamental, apenas com doações. “Hoje, além da prática do futebol, os participantes contam com acompanhamento escolar e familiar. Temos ainda parcerias com clubes profissionais, sendo que cinco atletas já estão na base de clubes do Sul e do interior paulista”, disse.