Inscrições abertas para etapa final do Fórum Semeando Letras

Na plenária final, serão aprovadas propostas que vão subsidiar a elaboração do Plano Estadual do Livro.

08/11/2017 - 11:12

Estão abertas as inscrições on-line para a etapa final do Fórum Técnico Semeando Letras – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, que acontece de 22 a 24 de novembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento é resultado de uma parceria entre o Parlamento mineiro e as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação.

Os interessados podem se inscrever até as 15 horas do dia 21 de novembro. Nessa etapa, os participantes irão aprovar e priorizar propostas que vão subsidiar a análise, pelos deputados, do Plano Estadual do Livro, norma que vai estabelecer metas e diretrizes para incentivar a leitura e democratizar o acesso às bibliotecas pelos próximos dez anos.

No primeiro dia de programação (22/11), haverá a exposição de três painéis: Leitura cidadã - Democratização do acesso e valor simbólico do livro; Livro e leitor: Mediação de leitura; e Cadeia produtiva e criativa do livro. O segundo dia (23/11) se estrutura em torno de quatro grupos de trabalho:

  • Grupo 1: Democratização do acesso
  • Grupo 2: Fomento à leitura e à formação de mediadores
  • Grupo 3: Valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico
  • Grupo 4: Desenvolvimento da economia do livro

O terceiro e último dia (24/11) envolve a plenária final, com a aprovação das propostas, a eleição do comitê de representação que vai acompanhar os trabalhos após o evento e a entrega do documento final ao presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB).

Interiorização – A primeira etapa do fórum foi encerrada no dia 3 de outubro, quando foi realizado o último encontro regional, em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri).

Outras seis cidades receberam as discussões no interior: Varginha (Sul de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Belo Horizonte (RMBH) e Uberlândia (Triângulo). Nelas, os participantes discutiram e elegeram sugestões que compõem o documento que será votado na plenária final.

Consulta pública – Além das discussões presenciais nas regiões, o fórum recolheu sugestões populares por meio de uma consulta pública on-line.

A consulta foi organizada em temas relacionados aos eixos de atuação do Estado, conforme o Plano Nacional do Livro e Leitura (Decreto Federal 7.559, de 2011).

Para estimular o envio das contribuições, foram formuladas questões sobre cada tema, com base no Diagnóstico do Plano do Livro, elaborado por grupo de trabalho criado pelas Secretarias de Estado de Educação e de Cultura, e no Documento de Propostas para os Encontros Regionais do fórum técnico.