Deputados visitam Centro de Segurança Bancária em São Paulo

Convite partiu da Febraban e pode viabilizar entendimentos sobre o enfrentamento aos assaltos no interior de Minas.

01/11/2017 - 15:23

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita no dia 10 de novembro, a partir de 11 horas, o Centro de Segurança Bancária do Itaú-Unibanco, em São Paulo (SP). A visita acontece a requerimento do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), que atendeu convite da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O Centro de Segurança fica na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, nº 100, no 6º andar da Torre Conceição, na capital paulista. O objetivo da visita, segundo o deputado Sargento Rodrigues, é conhecer a tecnologia empregada nestes centros de segurança e sua forma de operação.

“A partir disso, podemos discutir como aprimorar o entrosamento entre as instituições bancárias e a polícia, para facilitar a prevenção e a investigação de crimes, como as explosões de caixas eletrônicos, que viraram rotina no interior do Estado”, avalia o presidente da Comissão de Segurança Pública.

Rodrigues é autor do Projeto de Lei (PL) 4.566/17, que tramita na ALMG e tem o objetivo de agilizar a disponibilização, à Polícia Militar, de imagens gravadas pelos sistemas de segurança de agências bancárias e financeiras. O entendimento sobre como evitar a demora ou dificuldade na disponibilização dessas imagens é um dos pontos que pode avançar, a partir dessa visita, na opinião do presidente da Comissão de Segurança Pública.

Segundo o parlamentar, os assaltos a agências bancárias e caixas eletrônicos se tornou tão frequente, no interior de Minas, que muitos destacamentos policiais das pequenas cidades passaram a atuar quase totalmente focados nas áreas bancárias, prejudicando o policiamento em outros pontos desses municípios.

“É preciso discutir como essas instituições podem contribuir para o trabalho da polícia, inclusive financeiramente”, avalia Sargento Rodrigues.