Comissão sabatina indicada para Conselho de Educação
Cinco indicados para o órgão já receberam parecer favorável. Nesta terça (31), a professora Dalila Oliveira será ouvida.
27/10/2017 - 10:54A professora e cientista social Dalila Andrade Oliveira, indicada pelo governador Fernando Pimentel para um dos cargos de conselheiro do Conselho Estadual de Educação (CEE), será sabatinada nesta terça-feira (31/10/17), às 9h30, no Plenarinho III da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A arguição será feita pela comissão especial destinada a emitir parecer sobre as indicações para compor o conselho. O relator é o deputado Durval Ângelo (PT).
A comissão especial já aprovou parecer favorável a cinco indicados para conselheiros do órgão, em reunião realizada no último dia 3, quando foram sabatinados os indicados Maria do Carmo Menicucci, Eduardo de Oliveira Campolina, Girlaine Figueiró Oliveira, Maria da Glória Giudice e Gustavo Escobar Guimarães.
Apenas Dalila Andrade Oliveira (Indicação 52/17) não teve parecer aprovado, pois não pôde comparecer à reunião. As indicações ainda deverão ser referendadas no Plenário da ALMG.
Nas mensagens das indicações, o governador Fernando Pimentel informou que os indicados são atuantes nas áreas afetas às competências do conselho, detentores de notório saber e experiência em matéria de educação.
Conselho - O CEE tem como missão promover a regulação da educação em Minas Gerais, contribuindo para sua atualização e aprimoramento. Seus membros têm sua atuação dividida em câmaras: de ensinos fundamental, médio e superior e de planos e legislação.
Currículo - Dalila Andrade Oliveira é graduada em Ciências Sociais (1986) e é mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É também doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e acumula ainda pós-doutorados na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e na Universidade de Montreal, no Canadá, na mesma área.
É professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG na área de Políticas Públicas e Educação.
Entre outras funções, exerceu o cargo de coordenadora do Grupo de Trabalho Educación, Politica y Movimientos Sociales, entre 2006 e 2009, e foi membro do Comitê Diretivo do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), entre 2012 e 2014.