Aprovadas cinco indicações ao Conselho de Educação
Em reunião nesta terça (3), candidatos deram sua opinião sobre os desafios a serem enfrentados como conselheiros.
03/10/2017 - 19:42A Comissão Especial de Indicação ao Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou parecer favorável a cinco indicados para conselheiros do órgão. A reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi realizada nesta terça-feira (3/10/17), quando foram sabatinados Maria do Carmo Menicucci, Eduardo de Oliveira Campolina, Girlaine Figueiró Oliveira, Maria da Glória Giudice e Gustavo Escobar Guimarães.
Entre eles, os dois primeiros estão sendo reconduzidos ao cargo. Apenas Dalila Andrade Oliveira (Indicação 52/17) não teve parecer aprovado, pois não pôde comparecer à reunião e nova data será marcada. No caso dos sabatinados presentes, o deputado Durval Ângelo (PT), também professor, foi o relator do parecer pela aprovação dos nomes. As indicações ainda deverão ser referendadas no Plenário da ALMG.
Nas mensagens das indicações, o governador Fernando Pimentel informou que os indicados são atuantes nas áreas afetas às competências do conselho, detentores de notório saber e experiência em matéria de educação.
O CEE tem como missão promover a regulação da educação em Minas, contribuindo para sua atualização e aprimoramento. Seus membros têm sua atuação dividida em câmaras: de ensinos fundamental, médio e superior e de planos e legislação.
Relator apresenta questão a indicados
Durval Ângelo afirmou estar satisfeito com os currículos apresentados. Ele fez apenas uma pergunta aos sabatinados: “Como vocês, na condição de conselheiros, pretendem enfrentar essa situação atual de crise múltipla – econômica, política e de valores?”.
Girlaine Figueiró, Eduardo de Oliveira e Gustavo Escobar destacaram uma característica marcante na atuação dos educadores no Brasil e que pode ajudá-los a atravessar o atual momento: a capacidade de conviver com crises e de tirar proveito delas.
Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em gestão estratégica em instituições educacionais pelas Faculdades Promove, Girlaine Figueiró afirmou pertencer a uma profissão que luta há décadas por melhorias na educação e salários dignos. “É nas crises que a gente se reinventa. E nós, educadores, sempre soubemos lidar com as dificuldades”, lembrou. E acrescentou que a saída para a crise atual passa necessariamente pela melhoria da educação no País.
Também Eduardo de Oliveira ressaltou que a educação sempre viveu em crise no Brasil, com salários não condizentes com a profissão. “Temos que ter brilho no olhar e acreditar que só a educação pode mudar a sociedade”, afirmou. Ele é militar da reserva graduado em Comunicação Social pela PUC Minas e no curso de formação de oficiais da Academia de Polícia Militar, na qual também cursou gestão de segurança pública.
Rotina - Baseado em sua experiência pessoal, Gustavo Escobar afirmou que, para ele, trabalhador desde os 12 anos de idade, a crise virou uma rotina. “Desde cedo, tive que parar de fazer as mesmas perguntas para as respostas serem outras”, disse. Ele avalia que, num cenário de crise, é necessária a criatividade para conseguir realizar se valendo de poucos recursos. Gustavo Escobar é graduado em psicologia e especializado em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Salesiano (SP) e mestre em Educação pela PUC de Campinas (SP).
Indicada valoriza diálogo entre professores, alunos e pais
Já Maria do Carmo Menicucci valorizou a importância de os professores buscarem o diálogo com seus alunos e suas famílias para saberem quais são os seus anseios e suas percepções sobre o atual quadro. “A pergunta nos coloca numa postura de reflexão, pois se o Brasil passa por essas crises, também o mundo vive um momento difícil, de violência intensa. E as pessoas estão amedrontadas e não sabem como vão sair dessa situação”, refletiu.
Menicucci é graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais e mestre em Educação Especial pela Vanderbilt University, nos Estados Unidos.
Por sua vez, Maria da Glória Ferreira disse que, apesar da crise atual e de todas as dificuldades impostas, é fundamental acreditar. “A crença faz a gente conseguir cumprir os objetivos e fazer a diferença para esses alunos. Onde estivermos, no conselho ou em outros lugares, temos que fazer diferença, ocupando os espaços da política pública, o que é uma grande missão”, concluiu.
Ela é graduada em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga (Vale do Rio Doce) e especialista em Gestão e Planejamento Educacional e em Educação Matemática.
Valor - A deputada Celise Laviola (PMDB) avaliou que a reunião confirmou o valor técnico dos indicados. “A propriedade com que responderam ao questionamento de Durval Ângelo mostra que todos estão preparados para o desafio”, arrematou.
O deputado Coronel Piccinini (PSB) também qualificou como muito rica a experiência dos cinco sabatinados. “Vocês vão fazer uma gestão que ficará marcada”, declarou. Na avaliação dele, o Brasil vai transpor as atuais dificuldades por meio, principalmente, da educação e do amor. “O Brasil é formado por pessoas de bem, ordeiras e trabalhadoras. Através da educação, nos tornaremos uma potência”, concluiu.