O personagem do pai utiliza uma técnica teatral na qual o ator se comunica por meio de uma língua inventada

Espetáculo de teatro aborda relação entre pai e filho

A peça traz uma reflexão sobre a vivência de uma criança quando perde um parente muito próximo.

23/10/2017 - 13:55

A peça "O pequeno" é a atração do programa Zás desta sexta-feira (27/10/17), ao meio-dia, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O espetáculo aborda a história de um garoto que sai em busca do pai. A obra, que traz uma reflexão sobre a vivência de uma criança quando perde um ente querido, faz uma alusão à vida de seu criador, Cláudio Márcio, que é ator e pesquisador corporal.

No espetáculo, o personagem do pai utiliza o grammelot, uma técnica teatral na qual o ator se comunica por meio de uma língua inventada. De acordo com o diretor Robson Vieira, o objetivo é remeter à ideia de que o pai e o menino não se encontram no mesmo mundo. “É como se essa linguagem transportasse o pai para outra realidade”, explica Robson.

O trabalho é inspirado no clássico "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, e no desenho animado "O menino e o mundo", de Alê Abreu. A obra é uma produção Patela Cia Teatro & Dança. A direção, a dramaturgia e a luz são de Robson Vieira e as vozes são de Dário Marques, Janaína Morse, Ricardo Martins, Rosiane Vieira e Cláudio Márcio.

Assembleia Cultural – O Zás oferece espetáculos de música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, sempre às sextas-feiras, ao meio-dia, no Teatro da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte).

A iniciativa integra o Assembleia Cultural, programa que marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura regional.