Geração debate incentivo à ciência
Programa da TV Assembleia mostra como projetos têm aproximado os jovens do espírito científico.
20/10/2017 - 10:49O Programa Geração, da TV Assembleia, que vai ao ar neste sábado (21/10/17), às 19 horas, vai mostrar projetos que estimulam estudantes dos ensinos médio e superior do país a investirem em pesquisas científicas a fim de resolver problemas enfrentados por suas comunidades. Foram convidados a participar da conversa os alunos do curso de Robótica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), em Belo Horizonte.
Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade
Assista a outros vídeos do programa Geração
Mariana Oliveira, coordenadora do Clube de Ciências no Brasil, fala sobre o projeto das Oficinas de Harvard, que aconteceram pela primeira vez no país, em julho deste ano. Ela conta que “o encontro dos jovens com cientistas renomados dão frutos práticos para a pesquisa”. Uma das participantes das Oficinas de Harvard no Brasil, Mariana Rau, coordenadora de conteúdo do projeto Cientista Beta, destaca que “Tudo que a gente pesquisa não tem sentido se não sair do papel. Para isso é preciso investimento e muita divulgação”.
O programa mostra também como crianças estão aprendendo ciência fazendo hortas, assistindo a filmes e criando objetos pedagógicos para brincar e falar de soluções para o dia-a-dia nas ações do projeto SoFiA – Sociologia, Filosofia e Arte, desenvolvido pelo CEFET. Bráulio Chaves, coordenador do projeto de Extensão SoFiA, que também esteve no estúdio, conta que o projeto é desenvolvido nos bairros do Cabana Pai Tomás e Serra, em Belo Horizonte. “ Aprender ciência de forma lúdica ajuda a despertar o espírito científico já na infância”, destaca.
No último bloco, estudantes do CEFET, junto com o professor Sandro Renato Dias, mostraram o funcionamento dos robôs que lutam sumô, levantam peso e também organizam o cubo mágico sozinhos. A galera conta que o aprendizado vai desde o planejamento, o desenvolvimento de espírito de equipe, a vivência de acertos e erros que ajudam na vida pessoal e também a percepção das possibilidades que estes projetos podem ganhar no uso prático diário na sociedade.
Reprises - O programa será reprisado no domingo (22/10), às 12h30. E também na segunda-feira (23/10), às 13 horas.