Objetivo é sensibilizar autoridades a desenvolverem políticas públicas que protejam o meio ambiente e os animais - Arquivo ALMG

Especialista em saúde única participa de reunião

Audiência pública da Comissão de Proteção dos Animais está marcada para quinta-feira (19), às 14h30, no Plenarinho IV.

11/10/2017 - 13:03 - Atualizado em 11/10/2017 - 14:45

A Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, nesta quinta-feira (19/10/17), a doutora em Epidemiologia e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos e diretora de Controle Animal de Itabirito (Região Central do Estado), Ana Liz Ferreira Bastos.

Ela vai falar sobre saúde única e políticas públicas para animais em reunião marcada para as 14h30, no Plenarinho IV, a pedido do presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC).

A especialista vai apresentar aos deputados de forma detalhada o que é a chamada saúde única, que seria a ação integrada da saúde humana, animal e do meio ambiente. Mais que tratar do conceito, Ana Liz pretende sensibilizar as autoridades a desenvolverem políticas públicas que protejam o meio ambiente e os animais de forma a evitar que impactem negativamente na vida das pessoas. 

“As populações humanas estão crescendo e se expandindo para novas áreas geográficas e, como consequência, mais pessoas vivem em estreito contato com animais selvagens e domésticos. O contato próximo proporciona mais oportunidades para a transmissão de doenças entre animais e pessoas”, ressalta.

A palestrante destaca que objetivo do debate é mostrar que a aplicação de estratégias coordenadas, colaborativas, multidisciplinares e intersetoriais, com foco no cuidado com a saúde e bem-estar de animais, preservação da saúde pública e garantia da sustentabilidade ambiental do planeta, é a melhor forma para enfrentar os riscos existentes ou potenciais que se originam na interface humano/ecossistemas/animal.

A convidada deve, ainda, mostrar ações e resultados do trabalho que desenvolve em Itabirito, onde implantou o Centro de Recolhimento de Animais de pequeno e grande porte e de manejo populacional de cães e gatos.