Um visita à Helibrás e audiências sobre estádio do Atlético e planta de grafeno também foram aprovadas pela comissão nesta terça (3)

PL sobre impressão de hino em cadernos segue para Plenário

Após análise por três comissões, matéria pretende incluir símbolo nacional entre mensagens veiculadas.

03/10/2017 - 19:29 - Atualizado em 04/10/2017 - 10:57

Já pode ser analisado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 3.592/16, do deputado Dirceu Ribeiro (PHS), que pretende obrigar a impressão do Hino Nacional Brasileiro no material didático produzido ou adquirido no Estado. A Comissão de Desenvolvimento Econômico aprovou parecer favorável à matéria, apresentado pelo deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) em reunião nesta terça-feira (3/10/17).

O relator opinou pela aprovação da matéria na forma do substitutivo nº 2 da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, e pela rejeição do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Com as alterações acatadas, o projeto passa a dar nova redação ao artigo 1º da Lei 11.824, de 1995, que dispõe sobre a obrigatoriedade da veiculação de mensagens de conteúdo educativo nas capas e contracapas de cadernos escolares adquiridos pelas escolas públicas.

O novo texto determina que os cadernos adquiridos pelas instituições públicas da rede estadual, com recursos de suas caixas escolares ou do Tesouro do Estado para uso dos alunos, conterão a letra do hino ou mensagens de conteúdo educativo.

O substitutivo da CCJ tinha teor semelhante, mas alterava o artigo 3º da lei, que define o conteúdo das mensagens a serem veiculadas. Também não expressava que a obrigatoriedade é destinada a escolas públicas da rede estadual.

Requerimentos – Durante a reunião foram aprovados três requerimentos. Do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), a comissão acatou a realização de visita à sede da fábrica da Helibras, no município de Itajubá (Sul de Minas), para conhecer a linha de montagem de helicópteros e o centro de engenharia da indústria.

O deputado também propôs uma audiência pública para debater o projeto do Governo do Estado da planta de grafeno. De acordo com o autor, trata-se de um material leve, resistente, flexível, de múltiplas aplicações para as indústrias, seja na área de tecnologia ou na cadeia mineral.

A construção de um estádio pelo Clube Atlético Mineiro é o tema proposto pelo deputado Anselmo José Domingos (PTC) para audiência pública também aprovada.

Consulte o resultado da reunião.