Denúncias levam deputados a visitar HPS e unidade infantil
Comissão vai ao Hospital João Paulo II na terça (3) e ao João XXIII na quarta (4) verificar condições de atendimento.
29/09/2017 - 11:23A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça (3/10/17) e na quarta-feira (4), visitas para averiguar denúncias de más condições de funcionamento em dois hospitais da rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em Belo Horizonte.
Na terça (3), às 10 horas, deputados vão ao Hospital Infantil João Paulo II (Alameda Ezequiel Dias, 345, Centro). Na quarta (4), às 9h30, será a vez do Hospital João XXIII (avenida Alfredo Balena, 400, Santa Efigênia).
"Vamos percorrer todos os hospitais da Fhemig, começando por esses dois por serem alvos das principais denúncias que temos recebido", afirma o presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT). Ele é autor dos requerimentos para as visitas, que, no caso do João XXIII, é assinado também pelo deputado João Leite (PSDB).
Recursos insuficientes para custeio e investimento, infraestrutura precária, falta de medicamentos de urgência e redução do quadro de funcionários seriam problemas comuns aos dois hospitais, segundo enumera o presidente, a partir das reclamações que têm chegado à comissão.
Conforme Carlos Pimenta, o objetivo da série de visitas que a comissão quer fazer é contribuir para evitar o sucateamento de unidades da Fhemig e seu consequente fechamento, a exemplo do que vem ocorrendo com o Hospital Galba Velloso Ortopédico, em processo de desativação.
O deputado aponta que o Galba Velloso Ortopédico é uma importante unidade de apoio ao tratamento das emergências que chegam inicialmente ao João XXIII, mas que acabou tendo seu fechamento anunciado porque o Estado não teria corrigido falhas apontadas pela Vigilância Sanitária.
"O intuito é ajudar para que essas situações não ocorram, inclusive verificando o orçamento para 2018, para vermos se a rede da Fhemig terá recursos suficientes para melhorar o que for preciso", ressalta o parlamentar.
Ele destaca, ainda, que a intenção da comissão é visitar o máximo de unidades até meados de outubro, quando deverá ocorrer uma reunião entre a comissão e a presidência da Fhemig para tratar da situação da rede hospitalar.
Hospitais de referência - O Hospital João Paulo II presta atendimento médico pediátrico em urgências e doenças infectocontagiosas e neuromusculares. Tem como objetivo, segundo a Fhemig, ser um centro de referência em atendimento ambulatorial e de internação e para programas especiais do governo em relação à pediatria, instituindo-se ainda como um hospital de ensino.
O Hospital João XXII é referência no Estado como complexo de urgência e emergência para vítimas de politraumatismos, grandes queimaduras, intoxicações e situações clínicas e/ou cirúrgicas que envolvam risco de morte.