A apresentação de Bilora valoriza a viola e a poesia das canções

Show de viola caipira terá batuque, congada e folia

Compositor e violeiro Bilora se apresenta no Zás, acompanhado por Gladson Braga, na percussão, e Pedro Gomes, no baixo.

25/09/2017 - 11:10

O som da viola caipira poderá ser apreciado nesta sexta-feira (29/9/17), ao meio-dia, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante o espetáculo "Balanciô". Na apresentação, que integra a programação do Zás, o cantor, compositor e violeiro Bilora tocará músicas em diversos ritmos, como batuque, congada, folia e calango.

O objetivo do espetáculo é valorizar a viola de dez cordas e a poesia presente nas letras das músicas. Serão executadas algumas canções dos quatro CDs de Bilora ("De viola e coração", "Tempo das águas", "Nas entrelinhas" e "Balanciô"). O músico será acompanhado por Gladson Braga, na percussão, e Pedro Gomes, no baixo.

Bilora nasceu em Santa Helena de Minas, no Vale do Mucuri. Ele é um dos integrantes do projeto Viva Viola, que reúne, além de Bilora, outros quatro importantes violeiros e músicos mineiros: Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias.

Bilora conquistou o 3º lugar no Festival da Música Brasileira, no ano 2000, com a canção "Tempo das águas". Com o CD "Balanciô", ele recebeu o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, em 2013, na categoria Melhor CD de Viola.

Assembleia Cultural – O Zás oferece espetáculos de música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, sempre às sextas-feiras, ao meio-dia, no Teatro da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte).

A iniciativa integra o Assembleia Cultural, programa que marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura regional.