Requerimentos de audiências foram aprovados nesta quarta (20)

Proteção da Serra do Ouro Branco motiva pedidos de reunião

Deputados querem discutir mecanismos de prevenção, tendo em vista incêndios ocorridos no início do mês.

20/09/2017 - 15:24

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta quarta-feira (20/9/17) dois requerimentos de audiências relacionados à proteção do Parque Estadual da Serra do Ouro Branco, na Região Central do Estado.

O primeiro, do deputado Glaycon Franco (PV), que preside a comissão, é para debater os aspectos relacionados ao parque, especialmente no que se refere à falta de infraestrutura de conservação ou visitação na unidade ambiental.

Na justificativa do requerimento, o parlamentar explica que o parque foi criado pelo Decreto 45.180, de 2009, possuindo área de aproximadamente 7.520 hectares nos municípios de Ouro Branco e Ouro Preto.

Ele também pontuou que em razão de um recente incêndio de grandes proporções, praticamente toda a área do parque foi destruída. “Face à pouca estrutura preventiva, não é incomum serem observadas queimadas na área do parque, além de outros ataques que comprometem sua integridade”, disse.

O deputado Coronel Piccinini (PSB) também apresentou requerimento similar, para debater em audiência a necessidade de proteção para o Parque Estadual da Serra de Ouro Branco, a construção de uma portaria para o controle de entrada de visitantes, a contratação de pessoal e a criação de infraestrutura para proteção do parque.

Consulte o resultado da reunião.