ALMG realizará evento sobre inovações voltadas para o campo
Foi feita, nesta terça (19), a primeira reunião preparatória do ciclo de debates.
19/09/2017 - 18:06A recente premiação, em concurso realizado na França, de 11 queijos produzidos no interior do Estado foi lembrada nesta terça-feira (19/9/17), durante a primeira reunião preparatória do ciclo de debates sobre inovação tecnológica voltada à produção rural. O evento a ser realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com entidades do setor, buscará destacar casos de sucesso como os dos queijos artesanais.
O objetivo do ciclo é conhecer as experiências de produtores mineiros de café, vinho, queijo, mel e azeite. Produtos, que, segundo o deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), têm obtido projeção nos mercados nacional e internacional. De acordo com o parlamentar, o evento será uma oportunidade para que os produtores troquem informações sobre questões práticas da cadeia produtiva.
Os participantes discutiram e sugeriram temas para a palestra magna e os painéis. A fala de abertura deve ser dedicada a temáticas mais abrangentes, como o desenvolvimento agrícola. Mas, nas demais atividades, o intuito é destinar maior tempo à apresentação dos produtores. “Queremos saber o que eles estão fazendo na prática”, ressalta Antonio Carlos Arantes.
Para não perder de vista a necessária relação entre a produção agrícola e a conservação dos recursos naturais como os mananciais de água, haverá ainda espaço para abordar a questão, avaliando, por exemplo, a Lei Federal 9.456, de 1997, que instituiu a proteção dos cultivares. Além disso, serão tratados o processo de modernização e as tendências de uso da tecnologia.
Público – Os membros da comissão organizadora também teceram considerações sobre o público a quem o evento se destina. Foram destacadas as presenças de produtores rurais, lideranças de cooperativas e entidades que atuam na área, proprietários de bares, restaurantes e hotéis, além de consumidores.
As reuniões de preparação do evento serão realizadas às terças-feiras, às 9h30. No próximo dia 26, serão definidos o nome do evento, os objetivos e a estrutura dos painéis. Também será aplicado, pelo setor de Relações Públicas da Assembleia, questionário a ser respondido pelos participantes com a finalidade de subsidiar as estratégias de comunicação.