Programa desta semana discute as perspectivas de crescimento do mercado editorial - Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

Panorama debate a possível criminalização dos bailes funk

Convidados do programa discutem projeto de Lei sobre o assunto que está em tramitação no Senado.

19/09/2017 - 13:37

Um projeto de lei em tramitação no Senado analisa a proposta de criminalizar o funk, o ritmo que é um dos símbolos da expressão da juventude brasileira neste século. Esse é o tema do programa Panorama, da TV Assembleia, que vai ao nesta quarta-feira (20/9/17), às 8h30.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

A proposta de criminalizar o ritmo foi feita por um webdesigner paulista. Na justificativa, ele alegou que as letras incentivam o sexo precoce e a violência. Além disso, segundo o autor da matéria, são também machistas e fazem apologia ao crime e ao extermínio de policiais.

O texto em análise na Comissão de Direitos Humanos do Senado ainda não detalha o que seria proibido, indica apenas que o funk poderá ser classificado como crime de saúde pública à criança, aos adolescentes e à família.

Independentemente de a minuta avançar, a polêmica já está lançada. De um lado, os que condenam o chamado "batidão da periferia". De outro, os que defendem o ritmo como manifestação cultural e veem apenas preconceito da sociedade contra os bailes e contra os funkeiros.

Por isso, o Panorama vai ouvir todos os lados dessa história. No estúdio, estarão o educador social e rapper Flávio Russo, do grupo Artilharia Pesada da Rima; e a advogada e integrante do Observatório da Violência nos Bailes Funk de Belo Horizonte, Maíra Neiva Gomes.

Reprises – Esta edição do programa tem reprises às 19h30 e à 1 hora da manhã de quinta-feira (21).