Acidentes na Gerdau em Ouro Branco pautam audiência
Comissão aprova realização de reunião para discutir segurança dos trabalhadores de usinas siderúrgicas.
14/09/2017 - 18:11Os acidentes ocorridos na usina da Gerdau em Ouro Branco (Região Central do Estado) e a segurança do trabalho no setor siderúrgico devem ser discutidos em audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Requerimento com essa finalidade, de autoria do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), foi aprovado em reunião nesta quinta-feira (14/9/17).
Além disso, a comissão pretende fazer uma visita técnica à usina e ao Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco. Celinho do Sinttrocel, que preside a comissão, lembra que foram registrados três acidentes de trabalho, em nove meses, na Gerdau em Ouro Branco. Ele defende que é preciso fazer um diagnóstico sobre as condições de trabalho nas usinas siderúrgicas e colocar um fim às fragilidades que afetam os trabalhadores do segmento.
O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Vale do Aço também será debatido em audiência pública. O deputado Celinho do Sinttrocel justificou seu requerimento apontando a importância desse planejamento metropolitano, que aborda questões como sustentabilidade e acessibilidade.
A situação das perícias médicas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pautará audiência pública que também foi solicitada pelo deputado Celinho do Sinttrocel. Segundo o parlamentar, muitas pessoas que procuram o INSS não conseguem agendar consultas e têm seus benefícios suspensos.
O mesmo parlamentar teve aprovados outros dois requerimentos de audiências para discutir a situação dos servidores aposentados dos municípios de Ipatinga e Timóteo, no Vale do Aço, que, sofrem com a falta de pagamento da complementação da aposentadoria por parte das prefeituras.
Para discutir campanhas salariais e as datas-bases do segundo semestre de 2017 no contexto da reforma trabalhista, será realizada audiência pública atendendo a pedido do deputado Celinho do Sinttrocel e da deputada Marília Campos (PT).
O deputado Rogério Correia (PT) também teve pedido de audiência pública aprovado. O objetivo é debater a situação das perícias médicas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).
Os impactos dos cortes de recursos federais previstos para o Sistema Único de Assistência Social (Suas) em 2018 serão discutidos em audiência solicitada pelo deputado André Quintão (PT). Segundo o parlamentar, a redução de verbas pode inviabilizar a execução de políticas públicas nessa área.