Na usina, foram registrados três acidentes de trabalho, em nove meses

Acidentes na Gerdau em Ouro Branco pautam audiência

Comissão aprova realização de reunião para discutir segurança dos trabalhadores de usinas siderúrgicas.

14/09/2017 - 18:11

Os acidentes ocorridos na usina da Gerdau em Ouro Branco (Região Central do Estado) e a segurança do trabalho no setor siderúrgico devem ser discutidos em audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Requerimento com essa finalidade, de autoria do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), foi aprovado em reunião nesta quinta-feira (14/9/17).

Além disso, a comissão pretende fazer uma visita técnica à usina e ao Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco. Celinho do Sinttrocel, que preside a comissão, lembra que foram registrados três acidentes de trabalho, em nove meses, na Gerdau em Ouro Branco. Ele defende que é preciso fazer um diagnóstico sobre as condições de trabalho nas usinas siderúrgicas e colocar um fim às fragilidades que afetam os trabalhadores do segmento.

O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Vale do Aço também será debatido em audiência pública. O deputado Celinho do Sinttrocel justificou seu requerimento apontando a importância desse planejamento metropolitano, que aborda questões como sustentabilidade e acessibilidade.

A situação das perícias médicas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pautará audiência pública que também foi solicitada pelo deputado Celinho do Sinttrocel. Segundo o parlamentar, muitas pessoas que procuram o INSS não conseguem agendar consultas e têm seus benefícios suspensos.

O mesmo parlamentar teve aprovados outros dois requerimentos de audiências para discutir a situação dos servidores aposentados dos municípios de Ipatinga e Timóteo, no Vale do Aço, que, sofrem com a falta de pagamento da complementação da aposentadoria por parte das prefeituras.

Para discutir campanhas salariais e as datas-bases do segundo semestre de 2017 no contexto da reforma trabalhista, será realizada audiência pública atendendo a pedido do deputado Celinho do Sinttrocel e da deputada Marília Campos (PT).

O deputado Rogério Correia (PT) também teve pedido de audiência pública aprovado. O objetivo é debater a situação das perícias médicas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

Os impactos dos cortes de recursos federais previstos para o Sistema Único de Assistência Social (Suas) em 2018 serão discutidos em audiência solicitada pelo deputado André Quintão (PT). Segundo o parlamentar, a redução de verbas pode inviabilizar a execução de políticas públicas nessa área.

Consulte o resultado da reunião.