Programa desta semana discute desafios da escola inclusiva - Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

Educação inclusiva é tema do Panorama

Programa da TV Assembleia discute polêmica em torno da presença de alunos com deficiência nas escolas regulares.

12/09/2017 - 11:19

A presença de alunos com deficiência nas escolas é o tema do programa Panorama, da TV Assembleia, que estreia nesta quarta-feira, (13) às 8h30. A chamada "escola inclusiva" vem sendo tema de debate na Assembleia Legislativa de Minas Gerais desde o início do ano.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

Até a virada do século, o sistema educacional brasileiro abrigava dois tipos de serviços: a escola regular e a escola especial. O aluno frequentava uma ou outra. Na última década, o sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva, e um único tipo de escola foi adotado: a escola regular, para receber todos os alunos.

O programa da TV Assembleia vai ouvir especialistas para debater o assunto, que divide opiniões. De um lado, estão pais que defendem escolas especiais para alunos com deficiência. Do outro, as diretrizes para a inclusão desses estudantes em escolas regulares.

No estúdio do Panorama, o jornalista Fernando Gomes recebe o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Duarte Bechir (PSD) e também Romerito Nascimento, do Núcleo de Acessibilidade de Inclusão da Universidade Federal de Minas Gerais.

Reprises - O programa Panorama que vai ao ar nesta quarta-feira terá reprises às 19h30 e à 1 hora desta quinta-feira (14).