A solenidade foi realizada na sede do Ministério Público de Minas Gerais, na Capital, e contou com a presença de diversas autoridades

Presidente recebe o Grande Colar do Ministério Público

Adalclever Lopes foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à instituição.

11/09/2017 - 22:40 - Atualizado em 12/09/2017 - 16:07

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), foi agraciado, nesta segunda-feira (11/9/17), com o Grande Colar da Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos.

No evento, promovido na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MP), em Belo Horizonte, o deputado Durval Ângelo (PT), também foi homenageado com a Medalha de Honra. A honraria é concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços à instituição e à cultura jurídica do País.

“Receber uma medalha que carrega do nome de Chico Lins, exemplo de grandeza para os mineiros, é muito significativo. Ele deu a sua vida na luta contra a máfia dos combustíveis no Estado”, afirmou Durval Ângelo. Em 2017, completam-se 15 anos de morte do promotor, assassinado a mando de um empresário dono de uma das redes de postos de combustíveis investigadas por Lins em Minas.

O deputado Durval Ângelo também elogiou o MP, destacando a sua atuação na fiscalização dos atos públicos e na defesa das minorias.

Convidado especial da cerimônia, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, ressaltou a harmonia que vigora no Estado entre os Poderes e o Ministério Público, como um diferencial no enfrentamento das crises econômica e política nacional. “Com trabalho, serenidade e harmonia, estamos vencendo esse momento difícil”, declarou.

Em seu pronunciamento, o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, agradeceu ao presidente da Assembleia e ao governador do Estado pela aprovação de projetos que trataram de questões importantes para o Ministério Público.

Também foram homenageados no evento o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil; o 1º vice-presidente da Câmara de Deputados, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG); a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo; o presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais, Azilton Ferreira Viana; o diretor técnico do Grupo Corpo, Pedro Pederneiras; dentre outros políticos e representantes de entidades mineiras. O deputado Tiago Ulisses (PV) prestigiou a cerimônia.