Comissão aprovou requerimento dos deputados Roberto Andrade e João Leite

Audiência conjunta vai debater concessões ferroviárias

Sucateamento da malha de trens será discutido pelas Comissões de Desenvolvimento, de Cultura e de Transporte.

05/09/2017 - 19:37

A renovação das concessões ferroviárias no Estado será tema de audiência pública conjunta de três comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG): Desenvolvimento Econômico, Cultura e Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Requerimento nesse sentido, de autoria dos deputados Roberto Andrade (PSB) e João Leite (PSDB), foi aprovado nesta terça-feira (5/9/17) na Comissão de Desenvolvimento Econômico.

“O que Minas tem a dizer?”, indagam os parlamentares no requerimento em que apontam o cenário de abandono da malha ferroviária no Estado. De acordo com a justificativa parlamentar, trata-se de um grande problema que causa efeitos não só no desenvolvimento econômico, mas também nos aspectos cultural e histórico.

“As antigas estações de trem estão desabando, pichadas, abandonadas ou sem uso. Em muitos municípios, os trilhos foram arrancados”, denunciam os deputados, apontando reportagem publicada no jornal Hoje em Dia, datada do último dia 24 de agosto, que atribui à privatização do setor a degradação e a redução da malha ferroviária em Minas Gerais.

“O Governo do Estado deve buscar mecanismos para mudar esse quadro, possibilitando, além do desenvolvimento econômico, a preservação da história e da cultura do povo mineiro, que se desenvolveu com a ajuda das ferrovias”, defendem os autores do requerimento.

Consulte o resultado da reunião.