Procon Assembleia realiza mutirão de telecomunicações
Operadoras prometem tentar resolver na hora as demandas dos consumidores.
04/09/2017 - 11:09 - Atualizado em 04/09/2017 - 18:20Nesta quarta-feira (13/9/17), o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai promover um mutirão para atender os consumidores que tiverem alguma demanda na área de telecomunicações. As operadoras Vivo, Oi, Tim e Claro/Net/Embratel confirmaram presença.
O evento "Mutirão para Demandas de Telecomunicações" será realizado das 9 às 17 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na sede do Legislativo mineiro (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho - BH).
Será uma oportunidade para que os consumidores resolvam diretamente suas pendências na área de telefonia, internet e TV por assinatura. Além desse espaço para negociação direta, todas as audiências de conciliação do dia terão como assunto as telecomunicações.
A iniciativa foi sugerida pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da ALMG e encampada pelo coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa. "As operadoras anunciaram disposição especial para ouvir os clientes e vão tentar, na medida do possível, resolver na hora os problemas que lhe forem apresentados", informa o coordenador do Procon.
Os consumidores serão atendidos por ordem de chegada, com o devido respeito aos segmentos prioritários. Haverá distribuição de senhas até as 15 horas. Por isso, recomenda-se que as pessoas interessadas compareçam o mais cedo possível para garantir o atendimento.
O Procon Assembleia lembra que as empresas vão atender somente os consumidores titulares dos contratos ou os que estiverem representados por meio de procuração. O órgão orienta ainda que os interessados levem documento de identidade, contratos e toda documentação que considerar importante para formalizar a demanda.
Veja os atendimentos que as operadoras vão oferecer no mutirão:
Claro/NET/Embratel
2 postos de atendimento:
- Emissão de 2ª via de fatura;
- Correção de dados cadastrais;
- Alterações para planos comerciais vigentes;
- Cancelamento de plano ou serviços;
- Multa fidelidade;
- Alteração de número;
- Agendamento de visita técnica;
- Ativação ou cancelamento de pacotes adicionais, interatividades ou SVAs;
- Alteração de data de vencimento.
- Mudança de data de vencimento das faturas;
- Negociação de dívidas.
Para assuntos que demandam mais tempo para análise, serão fornecidos protocolos com prazo para resposta.
Vivo
3 postos de atendimento:
- Negociação de dívidas;
- Adequações de plano (com exceção de planos antigos que não constam mais no portfólio. Caso o * consumidor queira, estes serão substituídos por planos novos);
- Cobranças indevidas;
- Cancelamentos (pessoa física);
- Multa rescisória (quando o serviço ativo estiver em nome de pessoa física);
- Mudança de número (telefonia fixa e móvel – desde que seja para um número novo e que não esteja sendo utilizado por outro consumidor);
- Ativação/exclusão de pacotes (fixa e móvel);
- Cancelamento de interatividade (telefonia móvel);
- Mudança de data de vencimento das faturas;
- Correção cadastral, com limite de caracteres (desde que o consumidor seja o titular dos serviços);
- Mudança de endereço de cobrança (telefonia móvel);
- Emissão de 2ª via de fatura.
Para os assuntos listados a seguir, não haverá solução imediata, pois dependem de interação com outras áreas da empresa:
- Defeito;
- Mudanças de endereço (telefonia fixa);
- Mudança de titularidade;
- Instalação de linha fixa, banda larga ou TV por assinatura;
- Demais serviços que dependem de documentação ou outras áreas (técnica, TI...).
TIM
2 postos de atendimento:
- Contestação de contas;
- Reclamação de cobrança;
- Emissão de 2ª via de fatura;
- Parcelamento de contas;
- Informações;
- Pré pago – lançamento de crédito;
- Pré pago – lançamento de Promoção;
- Bloqueio por solicitação do cliente;
- Desbloqueio por pagamento;
- Cancelamento de linha a pedido;
- Cancelamento de serviços a pedido;
- Migração de pós para pré;
- Informações de planos, serviços e ofertas;
- Status da linha/acesso.
Oi
2 postos de atendimento. Para todas as demandas recebidas, serão fornecidos números de protocolo aos clientes, com resposta em até 20 dias corridos.