Comissão da Verdade apresenta relatório em audiência pública

A comissão é responsável por examinar as violações praticadas durante a ditadura militar em Minas Gerais.

28/08/2017 - 12:15

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública, nesta quinta-feira (31/8/17), para conhecer e debater o relatório preliminar da Comissão da Verdade de Minas (Covemg) que trata dos crimes da ditadura contra o movimento sindical e os trabalhadores. Solicitada pelo presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), a reunião será às 14h30, no Teatro.

A Covemg foi instituída através da Lei 20.765, de 2013. Ela tem como objetivo acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da Verdade no esclarecimento sobre as violações de direitos fundamentais praticadas durante a ditadura militar, além de verificar o ocorrido em Minas no mesmo período.

De acordo com a Lei 20.765, a Covemg deverá apresentar no final de seus trabalhos um relatório contendo a descrição das atividades realizadas, os fatos examinados, as conclusões obtidas, além das recomendações. Inicialmente, o funcionamento da comissão era previsto por dois anos, mas foi prorrogado pelo governador Fernando Pimentel até 2017.

Convidados – Entre os convidados para participar da reunião estão o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; e o coordenador da Comissão da Verdade de Minas, Robson Sávio Reis Souza.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.