A delegação está no Brasil para discutir o planejamento urbano e rural, a preservação da herança histórica e natural e a eficiência energética na construção civil

ALMG recebe delegação chinesa para estreitar relações

Comitiva é da Província de Shanxi, considerada o berço da civilização da China.

08/08/2017 - 10:57 - Atualizado em 08/08/2017 - 14:26

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), recebeu na manhã desta terça-feira (8/8/17), no Salão Nobre, o vice-presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular da Província de Shanxi, Tian Xirong, e sua comitiva. A visita da deleção chinesa teve como objetivo estreitar os laços entre a Província de Shanxi e o Estado de Minas Gerais.

Tian Xirong explicou que a geração de energia, em especial através da queima de carvão, e a mineração são as principais atividades econômicas da Província de Shanxi. Ele afirmou que a província já importa do Brasil minério de ferro, magnésio e soja, entre outros, e defendeu a importância de ampliar a cooperação entre Shanxi e Minas Gerais para intensificar esse comércio.

O deputado Adalclever Lopes apontou que Minas Gerais é considerado como um dos estados mais tranquilos e seguros para se investir no Brasil. Já o 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Lafayette de Andrada (PSD), destacou as semelhanças entre as economias mineira e da província chinesa.

A delegação chinesa está no Brasil para discutir o planejamento urbano e rural, a preservação da herança histórica e natural e a eficiência energética na construção civil. Além de Minas Gerais, há atividades previstas no Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

A Província de Shanxi é considerada o berço da civilização chinesa e sua capital é Taiyuan. Está localizada no norte da China e conta com uma população de 36 milhões de pessoas.

Também fizeram parte da comitiva chinesa o diretor-geral da Comissão de Desenvolvimento Urbano-Rural e de Proteção do Meio Ambiente do Congresso Popular da Província de Shanxi, Li Pingshe; o chefe de Planejamento do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural, Zhai Shunhe; o vice-prefeito da cidade de Jincheng da Província de Shanxi, Zhang Lifeng; o membro do Comitê Permanente do Congresso Popular da Província de Shanxi, Ping Liang; entre outros.

Ainda participaram da visita os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), 2º-vice-presidente da ALMG; e Ulysses Gomes (PT).