Deputados participam de entrega de veículos para a saúde
Com recursos de emendas parlamentares e do Tesouro, foram adquiridos 214 carros e 25 ambulâncias para 179 municípios.
07/08/2017 - 12:56Vinte e três deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) participaram, na manhã desta segunda-feira (7/8/17), de solenidade na Cidade Administrativa para a entrega de 214 carros para a saúde e 25 ambulâncias a 179 municípios mineiros e cinco entidades. O 3º-vice-presidente da ALMG, deputado Inácio Franco (PV), representou o presidente, deputado Adalclever Lopes (PMDB).
De acordo com o governo estadual, os recursos foram provenientes de emendas parlamentares e do Tesouro Estadual. Os 214 veículos para a atenção básica foram adquiridos por meio da destinação de R$ 13,7 milhões de emendas parlamentares. Já o Tesouro Estadual investiu cerca de R$ 3 milhões para adquirir 25 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos municípios e nos Samu’s regionais.
O governador Fernando Pimentel fez a entrega das chaves aos prefeitos municipais, juntamente com os deputados estaduais autores das emendas parlamentares. Os veículos foram distribuídos aos seguintes territórios de desenvolvimento: Triângulo Norte; Médio e Baixo Jequitinhonha; Sudoeste; Caparaó; Mata; Noroeste; Metropolitano; Oeste; Central; Mucuri; Vale do Aço; Norte; e Vale do Rio Doce.
Veículos viabilizam transporte para tratamento adequado
O governador afirmou que os veículos são extramente importantes para os municípios já que muitos são pequenos, não possuem um atendimento completo na saúde e precisam transportar o cidadão para realizar o tratamento adequado em cidades maiores. Ele agradeceu a ajuda dos deputados ao destinar as emendas para a compra dos veículos.
O 3º-vice-presidente da ALMG, deputado Inácio Franco, destacou o empenho do governo estadual e dos deputados para tentar resolver os problemas do Estado. Na sua opinião, os veículos são uma ajuda importante para os municípios.
O prefeito municipal de Cristais, Djalma Carvalho, falou em nome dos municípios contemplados e apontou o momento financeiro complicado pelo qual as prefeituras passam. Segundo ele, a saúde é um dos grandes desafios e as prefeituras estão longe de conseguir atender às necessidades da população, sendo que os veículos vão contribuir com o transporte dos pacientes.