Programa inédito vai ao ar nesta quarta-feira (2), às 8h30, na TV Assembleia

Panorama debate abuso sexual infantil

Convidadas do programa da TV Assembleia explicam como deve ser o comportamento de pais quando há suspeita de violência.

01/08/2017 - 10:27

O programa Panorama da TV Assembleia que estreia nesta quarta-feira (2/8/17), às 8h30, vai abordar um assunto que pode atingir todas as famílias: o abuso sexual contra crianças e adolescentes

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

Apenas no ano passado, foram registrados 17 mil casos de violência desse tipo, a maioria deles dentro de casa. Os dados são assustadores: 67% das vítimas são meninas e 40% das ocorrências são com crianças na faixa etária entre zero e 11 anos.

As convidadas são Danielle Matos, psicóloga e supervisora do Projeto Cavas (Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Renata Emrich, atriz e escritora que lançou um livro infantojuvenil para ajudar a prevenir o abuso de crianças.

Danielle e Renata vão mostrar como deve ser o comportamento dos pais e dos professores quando há uma suspeita, quais os sinais que a criança emite quando algo está errado e como abordar assunto tão delicado.

Segundo as entrevistadas, uma das formas de proteger as vítimas é conversando abertamente sobre o assunto; só assim crianças e adolescentes poderão reconhecer os perigos e os abusos.

O Panorama também vai repercutir a Lei Federal 3.792, de 2015, conhecida como Lei da Escuta Protegida, sancionada recentemente pelo presidente Michel Temer. A norma cria um sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes vítimas de violência, para se evitar a repetição de depoimentos e o contato com o agressor.

Reprises – Esta edição do programa tem reprises às 19h30 e à 1 hora da manhã de quinta-feira (3).