Proposta para alterar o macrozoneamento da Vargem das Flores pode comprometer o abastecimento de água da RMBH - Arquivo ALMG

Meio Ambiente debate situação de Várzea das Flores

Audiência na quarta-feira (2) vai discutir possíveis alterações no macrozoneamento metropolitano da bacia.

28/07/2017 - 12:02 - Atualizado em 28/07/2017 - 14:45

A Bacia Hidrográfica de Vargem das Flores, também conhecida como Várzea das Flores, será novamente tema de debate da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A represa fica na divisa entre Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 10% da Grande Belo Horizonte.

A audiência acontecerá nesta quarta-feira (2/8/17), às 11 horas, no Plenarinho I. O requerimento para realização do debate é da deputada Marília Campos (PT) e dos deputados Geraldo Pimenta (PCdoB), Ivair Nogueira (PMDB) e Glaycon Franco (PV).

Os parlamentares querem discutir a proteção da bacia no Macrozoneamento Metropolitano, elaborado pela Agência RMBH e que contém os limites, diretrizes e parâmetros gerais para cada região, com vistas à reestruturação territorial, ao desenvolvimento produtivo sustentável e à proteção ambiental.

De acordo com a deputada Marília Campos, a Prefeitura de Contagem teria apresentado, em reunião do conselho metropolitano, proposta para alteração no macrozoneamento da região da represa Vargem das Flores.

Segundo Marília, a alteração sugerida pode comprometer o abastecimento de água da RMBH, já que pretende permitir, por exemplo, o loteamento em área rural da bacia hidrográfica, que atualmente não é ocupada.

A situação da represa já foi debatida pela comissão em audiência pública realizada no dia 24 de maio deste ano e visita ao local feita cerca de dez dias antes. Na reunião, foi lido o relatório da visita, segundo o qual a sobrevivência do manancial está ameaçada.  

Convidados – Foram chamados para participar da reunião a diretora-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Inácio Meireles Chenna; a promotora de justiça do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Marta Alves Larcher; o diretor da Unidade de Conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Henri Dubois Collet; e a diretora-geral da Agência RMBH, Flávia Mourão Parreira do Amaral.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.