Queijo artesanal mineiro é considerado patrimônio cultural imaterial do país - Arquivo ALMG

Panorama aborda o Dia dos Queijos Artesanais

Programa da TV Assembleia, que vai ao nesta terça-feira (4), apresenta as regras para a comercialização do produto.

03/07/2017 - 15:00

Uma das mais antigas e saborosas tradições de Minas acaba de ganhar uma data no calendário de comemorações oficiais do Estado. O governador Fernando Pimentel sancionou a Lei 22.506, de 2017, oriundo do Projeto de Lei (PL) 2.668/15 aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, instituindo o 16 de maio como o Dia dos Queijos Artesanais. O tema será abordado no programa Panorama, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta terça-feira (4/7/17), às 8h30.

Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

Os convidados desta edição são o presidente da Comissão de Queijos Minas da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Túlio Madureira; e o representante do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), André Almeida Duch.

O produto, quase obrigatório no prato dos mineiros e com admiradores no mundo inteiro, já é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Além da importância gastronômica, a produção do queijo artesanal é fonte de renda para milhares de famílias.

Serão abordadas as regras para a comercialização dentro e fora do Estado, bem como as perspectivas para os produtores familiares saírem da informalidade. O Panorama também destaca o concurso internacional na França que consagrou o queijo Minas na culinária mundial.

Reprises - O programa será reapresentado nesta terça-feira (4), às 19h30, e à 1 hora da manhã da quarta-feira (5).