Comissão discute Funrural na terça-feira (4)

Pagamento da contribuição, criada para financiar a previdência rural, gera polêmica.

30/06/2017 - 10:47 - Atualizado em 30/06/2017 - 11:53

O Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural) será tema de debate na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (4/7/17). A audiência foi solicitada pelo presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), e está marcada para as 14 horas, no Teatro.

O Funrural é uma contribuição criada para financiar a previdência rural. A Lei 8.212, de 1991, regulamentou essa contribuição para o agricultor familiar e a Lei 8.540, de 1992, para o produtor rural que tem empregados. Pela norma, o empregador rural pessoa física passaria a recolher 2,1% sobre a receita bruta proveniente da comercialização da sua produção.

Em 2010, um frigorífico questionou a constitucionalidade da lei e uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu ganho de causa à empresa, abriu precedentes para que outros produtores pedissem a suspensão da cobrança. Assim, decisões liminares foram concedidas autorizando o empregador rural a não pagar esse valor.

Até que, em 2017, o STF garantiu a constitucionalidade da cobrança, tendo como base a Lei 10.256, de 2001, que, ao regulamentar uma emenda à Constituição de 1998, determinou que essa cobrança deveria de fato ser feita pela comercialização.

O deputado Antonio Carlos Arantes disse estar preocupado com a situação dos produtores rurais e sugeriu a reunião para ouvir o setor e pensar nas melhores estratégias para contornar o problema. "Já temos confirmada a presença dos deputados federais Nilson Leitão (PSDB-MT), que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Marcos Montes Cordeiro (PSD-MG) e Carlos Melles (DEM-MG), que estão, na instância federal, buscando alternativas junto ao governo para resolver a questão. Vamos ouvir todos para chegar a um consenso. O produtor rural não pode sair prejudicado com isso", disse o parlamentar.

Presenças - Também já confirmaram presença a diretora de Aquacultura da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Carolina Castro Euler; o presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Oeste Mineiro (Asrom) e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado (Faemg), José Eder Leite; o presidente da Associação de Frigoríficos de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal, Sílvio Silveira; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha e presidente da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Sul de Minas (Assul), Arnaldo Bottrel Reis; e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Ponte e presidente do Núcleo dos Sindicatos de Produtores Rurais do Triângulo e Alto Paranaíba, Weber Bernardes de Andrade.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.