J.D. Vital conta suas memórias no programa da TV Assembleia - Arquivo ALMG

Memória & Poder com J.D. Vital estreia neste sábado (1º)

Ex-assessor de imprensa dos governadores Tancredo Neves e Hélio Garcia é entrevistado em programa da TV Assembleia.

29/06/2017 - 12:32

Ele tem quase 45 anos de carreira no Jornalismo, mas foram os quatro anos à frente da assessoria de imprensa do Palácio da Liberdade, no Governo de Minas, que marcaram a trajetória de J.D. Vital, entrevistado do programa Memória & Poder, que estreia neste sábado (1º/7/17), às 20h, pela TV Assembleia.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Veja outros vídeos do programa Memória & Poder.

Assessor dos governadores Tancredo Neves (1983-84) e Hélio Garcia (1984-87), Vital conviveu com alguns dos personagens mais influentes da história recente do País, no período que simboliza a abertura política brasileira.

Sobre aquele momento histórico, ele afirma: “Havia uma romaria de toda a inteligência nacional e de todos os políticos para Minas. Nunca o Estado saiu tanto na imprensa e teve sua autoestima tão afagada quanto no tempo de Tancredo. Hoje, na minha opinião, não temos uma grande cobertura. Basta ver o número de sucursais de jornais que temos em Belo Horizonte. Nenhuma”, afirma.

J.D.Vital também foi repórter nos jornais Diário de Minas, O Globo e O Estado de S. Paulo e comentarista na TV Manchete e na Rádio Alvorada. No Memória & Poder, ele narra casos pitorescos da imprensa mineira e de jornalistas que cobriam o dia a dia do Palácio da Liberdade.

Segundo Vital, ele é do tempo em que os políticos tinham prazer de conversar com os jornalistas. "Hoje, a cobertura é muito declaratória, você não consegue extrair o que está por trás de uma situação. Naquele tempo, tínhamos jornalistas como o José Geraldo Bandeira de Mello que conseguiam fazer o tricô político. Com uma frase, você descia uma matéria. O famoso tricô de vácuo”, relembra.

Igreja - Assim como a política, a religião católica ocupa parte importante da vida de J.D. Vital. Na infância, viveu 12 anos entre os seminários de Dom Orione, na Pampulha, e o seminário da Gameleira, dirigido por Dom Serafim Fernandes de Araújo. Notável conhecedor da história eclesiástica, hoje se dedica a escrever sobre os bastidores do clero. Já publicou três livros reportagens: “Quem calçará as sandálias do pescador?”, “Como se faz um bispo, segundo o alto e o baixo clero” e “A revoada dos anjos de Minas” sobre o Seminário Maior de Mariana (Região Central do Estado). “Descobri um novo nicho literário”, ironiza.

Aos 70 anos, o filho de Dona Lulu e de seu Raimundo Vital, dedica seu tempo à gerência de comunicação da Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia (CBBM), especializada na extração de nióbio, e a incentivar a Banda Santa Cecília, centanária banda de música de Barão de Cocais (Região Central do Estado), sua terra natal.

Reprises - O Memória & Poder tem reprises no domingo (2), às 15h30; segunda-feira (3), à meia-noite; e terça-feira (4), às 21 horas.